30/01/2018 - Por: SECOM Macaé / Foto: Rui Porto Filho

Combate a roedores, ao Aedes aegypti e ao culex são algumas ações marcadas para essa semana

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Macaé vai realizar mais uma Semana Epidemiológica, de olho na estação mais quente do ano, quando ações pontuais são mais necessárias para a população. Em diversos bairros, serão efetuadas intervenções para controle de Culex e de roedores até sexta-feira (02/02). Também haverá visitas domiciliares setorizadas, além de capacitação sobre controle do Aedes aegypti e reconhecimento geográfico. Caso chova, os itinerários poderão sofrer alterações.


Culex

Segundo o Plano de Ação do CCZ, para o controle do Culex haverá técnica de conchadas para Levantamento de Índice de Infestação, com aplicação de larvicida via bomba costal. Isso se dará nos canais da Ajuda de Baixo, na segunda-feira (29/01) e no do Jardim Esperança, enquanto que no da Virgem Santa e do Horto, o procedimento ocorre na terça-feira (30/01).

Já no canal da Aroeira, três operadores, além de um motorista e um supervisor, desempenharão o mesmo trabalho, na quarta-feira (31/01). Na quinta-feira (01/02), é a vez do canal do Capote e do canal do Bairro da Glória. Para concluir os atos contra o mosquito, na sexta-feira (02/02), eles trabalharão em trecho determinado do canal Macaé-Campos.

Roedores
Para promover o controle de roedores, equipe do CCZ atuará no bairros Centro e Lagomar, na segunda-feira (29/01); Praia da Barra, na terça-feira (30/01); na Praia dos Cavaleiros, na quarta-feira (31/01); na Praia de Imbetiba e no Morro do Lazaredo, na quinta-feira (01/02) e na sexta-feira (02/02).

Visitas domiciliares setorizadas

Entre segunda-feira (29/01) e sexta-feira (02/02), sempre de 8h às 16h, agentes do CCZ também realizarão visitas domiciliares setorizadas com orientação sobre controle de vetores e a respeito de aplicação de larvicida, além de os moradores terem conhecimento acerca de controle mecânico.

Capacitação de ACS no controle do Aedes aegypt
i
Dezenas de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) serão capacitados em Macaé sobre o controle do Aedes aegypti. O CCZ os qualificará via palestras a serem ministradas em locais como: Estratégia de Saúde da Família (ESF) - Imbetiba, na terça-feira (30), às 14h. O mesmo ato ocorrerá no ESF - Malvinas e no ESF - Barreto, na quarta-feira (31), às 14h. Já no ESF - Campo do Oeste, o treinamento ocorrerá na sexta-feira (2/2), às 9h.

Reconhecimento geográfico
Em diversos bairros, também nesta semana, o CCZ fará uma atividade na qual haverá produção e atualização de mapas das localidades, intitulada de Reconhecimento Geográfico (RG). Nela se efetuarão atos como: numeração de quarteirões, identificação de ruas e logradouros e avaliação do quantitativo dos imóveis do município por tipo. A ação é uma atividade prévia, sendo condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa de entomologia (ramo da zoologia que estuda os insetos) e tratamento químico.

Contato com o CCZ
O CCZ fica na Rua Darcílio Possati, 134, Visconde de Araújo. O telefone é o 0800-0226461 (disque dengue). Contatos também podem ser feitos pelo e-mail cczmacae@yahoo.com.br.