História

Acompanhando o início, expansão e evolução constante de atividades do segmento offshore e estendendo suas atenções para outras empresas e atividades econômicas no município de Macaé e adjacências, a POLICLÍNICA SERVIÇOS MÉDICOS DE MACAÉ promove Medicina do Trabalho com qualidade e seriedade, consolidando o que há de melhor para atender as necessidades de sua empresa.

Iniciando suas atividades em janeiro de 1980, a Policlínica foi estruturada para o atendimento eficiente e eficaz de seus clientes. Com este objetivo, a Sócia Diretora Executiva da empresa, Drª Heloana Sabino, coordena diretamente sua equipe de apoio em todas as fases de desenvolvimento dos serviços prestados, atendendo as necessidades de cada cliente e oferecendo soluções eficazes, econômicas e inovando na Gestão de Saúde do Trabalho.

Nossa Política

A POLICLÍNICA SERVIÇOS MÉDICOS DE MACAÉ LTDA., é uma Empresa constituída visando a prestação de serviços médicos, com atividades em Medicina Ocupacional, Remoções e Resgates em Ambulâncias e Treinamento de Primeiros Socorros. Tem como política prestar serviços que atendam às necessidades e superem as expectativas dos seus clientes internos e externos. Através de um Sistema de Gestão Integrado, a eficácia é melhorada continuamente com a conscientização dos empregados e contratados, garantindo o cumprimento da legislação de Segurança e Saúde Ocupacional, bem como outros requisitos pertinentes e a preservação de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Nosso Diferencial

CLIENTE PERSONALIZADO
ATENDIMENTO DIÁRIO DE 350 PACIENTES
COM MÉDIA DE 43 POR HORA
PRAZO DE ENTREGA DE RESULTADOS DE
EXAMES OCUPACIONAIS EM ATÉ 48 HORAS
EXAMES OCUPACIONAIS OUTSIDE OFFICE HOURS
SALÃO DE CONVENÇÕES PARA ATÉ 150 PESSOAS
EQUIPAMENTOS CERTIFICADOS PELO
INMETRO
AUDITORIAS EM CONFORMIDADES
AMBIENTE CLIMATIZADO
ESTRUTURA EDIFICADA EM ÁREA DE 1200 M²
Futuras Instalações

A expansão de nossa estrutura física compreende um belíssimo e ousado projeto, desenhado com o que há de mais moderno e arrojado em arquitetura contemporânea corporativa, em uma área edificada de quase 2.000 m².

História da Medicina do Trabalho

Os espaços do trabalho ou produção das empresas como:

• O empregado nos Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (SESMT).

• O prestador de serviços técnicos.

• A elaboração do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

• A consultoria.

• A normatização e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho.

• A rede pública de serviços de saúde, no desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador.

• A assessoria sindical em saúde do trabalhador, nas organizações de trabalhadores e de empregadores.

• A Perícia Médica da Previdência Social, enquanto seguradora do Acidente do Trabalho (SAT).

• A atuação junto ao Sistema Judiciário, como perito judicial em processos trabalhistas, ações cíveis e ações da Promotoria Pública.

• A atividade docente na formação e capacitação profissional.

• A atividade de investigação nas relações Saúde e Trabalho.

• Consultoria privada em Saúde e Segurança no Trabalho.

Saúde Ocupacional

A Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais garantindo o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco. É uma obrigatoriedade que o Ministério do Trabalho impôs a todas as empresas. Para o empregador, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e à conservação da sua capacidade de trabalho.

Ao proporcionar aos funcionários de uma empresa um ambiente qualificado e sadio para a realização de suas tarefas, a empresa recebe um funcionário que estará mais motivado a produzir, e em seu trabalho não haverá influências ambientais para interromper sua produtividade.

Com uma avaliação clínica especializada na saúde do trabalhador, é possível constatar se o candidato à vaga está em condições para exercer as atividades propostas, ou se após um período de afastamento o funcionário está realmente apto a voltar às atividades, e até mesmo verificar se a condição física do funcionário é qualificada para exercer novas funções. Deve-se, com uma periodicidade relevante a cada função, analisar as condições da saúde de cada trabalhador e, ao fim da parceria entre empresa e funcionário, verificar se a saúde dele continua da mesma forma com a qual foi contratado. Todos esses exames servem para acompanhar a saúde dos trabalhadores e para resguardar a empresa em eventuais solicitações legais.

A Policlínica Serviços Médicos de Macaé oferece aos seus clientes um dos mais avançados Centros de Saúde Ocupacional do Brasil, com profissionais experientes, além de infraestrutura necessária para garantir a saúde e o bem-estar do trabalhador em primeiro lugar.

Veja as atribuições nos campos abaixo designadas para cada profissional envolvido em nossa equipe:

Desempenha tarefas similares ao técnico de enfermagem, em geral, porém atuando em dependências de fábricas, indústrias ou outros estabelecimentos que justifiquem sua presença.

O enfermeiro do trabalho é o profissional que é orientado pelo médico do trabalho, assessorando-o e estudando as condições de segurança e periculosidade das empresas, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo da segurança, higiene e melhoria do trabalho.

Executa e avalia programas de prevenções de acidentes e de doenças profissionais ou não-profissionais, fazendo análise dos fatores de insalubridade, riscos e condições de trabalho, proporcionando a preservação de integridade física e mental do trabalhador, além de planos e programas de proteção à saúde dos empregados, participando de grupos que realizam inquéritos sanitários, estudando as causas de absenteísmo e realizando levantamentos de doenças profissionais e lesões traumáticas, procedendo a estudos epidemiológicos, coletando dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores e investigando possíveis relações com as atividades funcionais.

Organiza e administra o setor de enfermagem da empresa provendo pessoal e material necessários, treinando e supervisionando auxiliares de enfermagem do trabalho, prestando atendimento de primeiros socorros no local de trabalho, administrando medicamentos e tratamentos, providenciando atendimento médico adequado.

Planeja e executa programas de educação sanitária, divulgando conhecimentos e estimulando a aquisição de hábitos sadios para prevenir doenças profissionais, mantendo cadastros atualizados a fim de preparar informes para subsídios processuais nos pedidos de indenização e orientar em problemas de prevenção de doenças profissionais, treinando trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho para reduzir a incidência de acidentes.

Participa do planejamento, instalação e funcionamento dos serviços médicos da empresa, executando exames clínicos, anamnese dos empregados, além de interpretar resultados de exames complementares para detectar prováveis danos à saúde em decorrência do trabalho e controlar as condições de saúde dos mesmos de modo a assegurar a continuidade operacional e a produtividade.

Avalia e participa, juntamente com outros profissionais, da avaliação das condições de segurança e da elaboração e execução de programas de proteção à saúde dos trabalhadores, analisando os riscos, as condições de trabalho, os fatores de insalubridade e outros indicadores, para obter a redução de absenteísmo e a renovação da mão-de-obra, elaborando também laudos periciais sobre acidentes do trabalho, doenças profissionais e condições de insalubridade.

Participa de inquéritos sanitários, levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas e estudos epidemiológicos, elaborando e/ou preenchendo formulários próprios e estudando os dados estatísticos, para estabelecer medidas destinadas a reduzir a morbidade e mortalidade decorrentes de acidentes do trabalho, doenças profissionais e doenças de natureza não-ocupacional.

Participa de atividades de prevenção de acidentes, reuniões e assessorando em estudos e programas para redução de acidentes do trabalho, além de programas de vacinação, orientando para prevenir moléstias transmissíveis.

Participar de reuniões de órgãos comunitários governamentais ou privados, interessados na saúde e bem-estar dos trabalhadores, além de congressos médicos ou de prevenção de acidentes e divulgar pesquisas sobre saúde ocupacional.

Promove o atendimento de urgência em casos de acidentes de trabalho ou alterações agudas da saúde, orientando e/ ou executando a terapêutica adequada, para prevenir consequências mais graves ao trabalhador.