13/12/2017 - Por: Catarina Brust / SECOM - Foto: Rui Porto Filho

No gabinete, prefeito recebeu a visita do presidente da Petrobras

O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, recebeu a visita do presidente da Petrobras, Pedro Parente, nesta terça-feira (12). O encontro sela a parceria entre o município e a empresa estatal nesses 40 anos de Bacia de Campos. Participaram da reunião a diretora executiva de Exploração e Produção, Solange Guedes; o gerente de Operação e Manutenção de Produção na Unidade de Operações de Produção e Exploração da Bacia de Campos, Marcelo Batalha; o vice-prefeito, Vandré Guimarães, secretários e empresários do município.


A vinda de Parente à região foi marcada pelas comemorações dos 40 anos da Petrobras na Bacia de Campos. De acordo com o presidente da empresa, foi uma visita completa, iniciada pela plataforma P-56, nesta segunda-feira (11), passando pela base de Imbetiba, onde ele se reuniu com a força de trabalho e, finalizada com uma reunião no gabinete de Dr. Aluizio.

Para o prefeito, foi uma reunião extremamente generosa, uma agenda inusitada, que marca novos eventos e novos investimentos. Presente ao encontro, empresários e pessoas que viveram o petróleo nos últimos 40 anos e que contaram um pouco da importância e perspectiva dentro do município.

"A região está pronta para o recomeço, se preparando para um novo ciclo fundamental não só para a região mas para todo o Brasil. Isso demonstra o vigor que a região ainda tem. Temos sinais diretos de investimentos de U$ 3.5 bilhões pela Petrobras junto com a Exxon. Temos o anúncio da licitação para a reforma de 39 plataformas, gerando três mil empregos diretos. Um recomeço com eficiência, competência, com novos empregos e evitando o desperdício", pontuou Dr. Aluízio.

Para Pedro Parente, essa visita marca os 40 anos da Bacia de Campos. "Apenas viemos trazer à prefeitura e ao representante do poder público nosso agradecimento pela forma com que a cidade nos recebeu nesses últimos 40 anos e que outros 40 anos também sejam positivos na geração de riquezas. Vamos apresentar nos próximos dias a revisão do Plano de Negócios, que irá conter investimentos relevantes na região no ponto de vista qualitativo. A visão é muito positiva" explicou o presidente da Petrobras.

De acordo com Parente, a Petrobras trabalha na recuperação financeira da estatal. "A empresa tem uma dívida muito grande ainda. Estamos trabalhando para a resolver essa questão. Apesar dessa dívida, ainda é a empresa que mais investe no nosso país. Vamos continuar investindo cerca de U$ 15 bilhões por ano. Portanto, para os próximos cinco anos, provavelmente um total de U$ 75 bilhões serão investidos", disse.

O anúncio de investimentos pela Petrobras em reformas de 39 plataformas de petróleo na Bacia de Campos, visando aumentar a produção, poderá receber investimentos de R$ 3 bilhões e gerar, pelo menos, três mil empregos diretos, de acordo com projeções da Abespetro, associação que reúne empresas prestadoras de serviços para a indústria petrolífera.

Menos royalties, mais empregos
Sobre a redução da alíquota dos royalties de 10% para 5%: "É muito importante entender a lógica da proposta. A lógica da proposta é simples. Se os royalties são mantidos nesse nível inicial, será o momento que com esse valor somos obrigados a interromper a operação porque ela não dá retorno. Mas se os royalties são reduzidos, nós podemos prosseguir com essa exploração e mesmo utilizar parte dessa redução para investir na melhoria dos campos. Portanto, não se trata de reduzir pagamento de royalties. Na realidade falamos em aumentar o pagamento de royalties. Por quê? Porque ao fazer essa redução em determinados campos, significa prolongar a vida útil daquele campo", explicou Pedro Parente.