17/10/2017 - Por: Portal Saúde

A 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador será realizada no Hotel Nacional

Acontecerá entre os dias de 18 e 20 de outubro, no Hotel Nacional, em Brasília, a 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador . O evento engloba dois grandes encontros que ocorriam separadamente: o Encontro Nacional da Renast e o Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador. Cerca de 450 pessoas terão oportunidade de discutir desafios na busca de melhorias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

O evento é promovido pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Saúde. Reunirá profissionais de saúde e gestores que atuam na Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (Renast), incluindo os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além das comissões (nacional, estaduais e municipais) compostas pelos segmentos de usuários, gestores, trabalhadores e prestadores de serviço. Estarão presentes, ainda, representantes do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Secretaria da Previdência.

O objetivo do encontro é tratar de temas de importância para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, como a qualificação das ações de vigilância em saúde, a integração entre os componentes da Renast e o planejamento, monitoramento e execução das ações de vigilância e financiamento.

Outra meta é o fortalecimento das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CISTT) enquanto atores estratégicos da Renast, considerando seu papel junto aos Cerest e no assessoramento aos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador.

Na programação estão temas como os impactos das reformas trabalhistas na Saúde do Trabalhador; as pactuações, financiamento e instrumentos de gestão do SUS no âmbito de saúde do trabalhador; e a formação em pesquisa em saúde do trabalhador e o repensar da Renast como uma rede efetiva. Outras questões são o fortalecimento  da participação da sociedade e do controle social e a implementação das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador.