08/10/2014 - Por: Jornalista: Lourdes Acosta / Foto: João Barreto

A fisioterapeuta Lilian Menezes ministrou palestra sobre o câncer de mama

“O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Mais de 57 mil casos novos dessa neoplasia são esperados neste ano, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres”. Com esses dados, a fisioterapeuta Lilian Menezes abriu a palestra sobre o câncer de mama para mais de 20 cursistas do Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, em Macaé.

A ação faz parte do movimento popular conhecido como “Outubro Rosa” – uma campanha internacional pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, doença que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desde o começo deste mês, a Prefeitura de Macaé está participando através de Órgãos Públicos e a subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à secretaria de Desenvolvimento Social entra na luta de prevenção do câncer às mulheres.

Durante sua explanação, a fisioterapeuta alertou às participantes como perceber e descobrir precocemente o câncer de mama, quem tem maior risco de desenvolver a doença e o que fazer para diminuir os riscos. “O câncer de mama é o mais comum em mulheres no Brasil e no mundo. Quando descoberto em fase inicial há mais chances de cura”.

Além do câncer de mama, as mulheres estão recebendo também informações no local sobre cuidados importantes com a higiene para evitar a infecção de alguns tipos de hepatites virais (A e E) e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Para maiores informações, acesse: www.macae.rj.gov.br