01/10/2014 - Por: Liliane Barbosa / Foto: Jurandir Badaró (SECOM)
O treinamento aconteceu no auditório da Cidade Universitária
A Gerência de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (30), no auditório da Cidade Universitária, um curso sobre manejo de meningites. O objetivo foi informar e capacitar profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, biólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da área.
De acordo com a gerente em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, a programação contou com palestra do médico infectologista, coordenador da Vigilância Epidemiológica, André Faria, que abordou as condutas adequadas em casos suspeitos de meningite e como fazer diante dos casos diagnosticados.
A palestra mostrou ainda a medicação correta a ser aplicada em adultos e crianças, os tipos de meningites (meningocócica, Hinfluenzal) e como classificá-las por meio de exames laboratoriais, além de como preencher corretamente o formulário elaborado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sina).
Foram esclarecidos também os procedimentos que devem ser adotados quando houver suspeita da doença. Nesse caso, o paciente deve receber a primeira dose do medicamento antes da remoção para o hospital e a notificação deve ser realizada antes mesmo da confirmação do diagnóstico de meningite.
A gerente em Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, disse que os cursos de capacitação na área, retornarão no próximo ano. Mais informações pelo email: vigilanciasaude@macae.rj.gov.br