14/12/2016 - Por: Carla Cardoso / SECOM
![](systemfiles/informativo/684/file_img.jpg)
Campanha é promovida pela SEMA
O agente comunitário de saúde, Ronaldo Fernandes, não perdeu tempo. Ao saber da campanha de recolhimento de eletroeletrônicos na Praça Washington Luiz, no Centro de Macaé, foi logo entregar um computador antigo que estava encostado em casa há uns cinco anos: CPU, mouse, teclado, monitor.
O computador estava completo, mas não funciona mais. "Sempre participei das campanhas de recolhimento de eletroeletrônicos. Trabalhava em instituição de acolhimento a idosos, e recebíamos muitas doações. O que dava para consertar, aproveitávamos. O que não dava, a gente entregava na campanha", contou Ronaldo.
Macaense, o agente comunitário ressaltou que ainda observa na cidade, muitos eletroeletrônicos em terrenos baldios na cidade. "As campanhas são importantes para conscientizar as pessoas a dar um destino correto aos equipamentos que não usamos mais. Eu tentei consertar o computador por muito tempo, mas chegou uma hora que não dava mais", explicou.
A campanha é promovida pela Secretaria de Ambiente (Sema), e vai de terça (13) à quinta-feira (15). Um contêiner foi alocado na Praça Washington Luiz e, das 9h às 16h, agentes da Secretaria estão no local. Embora já receba esses equipamentos regularmente, essa campanha pontual visa a conscientização sobre o recolhimento e destinação adequada do lixo eletrônico.
O secretário da pasta, Gerson Martins, evidencia a importância do trabalho para o meio ambiente, lembrando que a coleta seletiva é uma das iniciativas mais relevantes dentro das ações possíveis para promoção da sustentabilidade. "Por meio dela, é possível incentivar a reciclagem, levar os resíduos para os locais corretos e evitar contaminações por meio de produtos como pilhas e baterias", explica.
A analista ambiental, Gabriela Certório, permanece diariamente no local para atender a população com recolhimento e informação. "Já realizamos campanhas onde enchemos dois contêineres. Promovemos essa campanha desde 2013 e, nas primeiras mobilizações recebemos televisões antigas, vitrolas. Muita coisa apareceu por aqui. Com o passar dos anos isso foi diminuindo, até porque a Secretaria também recebe", explica Gabriela.
Ainda no início do ano que vem, serão implementados cinco pontos fixos de coleta de eletroeletrônicos em locais estratégicos da cidade, onde já existem pontos de coleta de óleo vegetal. "As campanhas vão continuar, mas agora teremos mais esses pontos para colaborar com a destinação correta dos equipamentos. Com o passar dos dias da campanha, sempre aumenta a procura, porque as pessoas passam por aqui e informam umas às outras", afirma a especialista.
RECOLHIMENTO
Os interessados em descartar eletroeletrônicos devem fazer contato com a Secretaria de Ambiente pelos telefones: (22) 2762-4802 / 2796-1280 / 2796-1380, ou podem comparecer até a Sede, situada à Avenida Rui Barbosa, 1725 – 1º Piso - loja 26 (Macaé Shopping) Alto dos Cajueiros. Maiores informações no portal: www.macae.rj.gov.br/sema