26/08/2014 - Por: ANAMT

No dia 18 de agosto a ANAMT realizou a segunda Reunião Científica no Ano Ramazzini, no auditório Nobre Prof. Adib Jatene, na sede da AMB. Na ocasião, o Prof. Neri dos Santos abordou o tema “Processos produtivos e inovações tecnológicas no Brasil atual, e as repercussões sobre a vida dos trabalhadores e sobre as práticas da Medicina do Trabalho” para as mais de 40 pessoas presentes.

Segundo o especialista, a crescente presença da tecnologia no cotidiano dos trabalhadores influencia também no desenvolvimento de doenças cujo nexo causal é menos evidente por não serem de ordem fisiológica. Além disso, essas patologias são mais extensíveis já que o trabalho também é compartilhado.

Nesse contexto, o conhecimento dos Médicos do Trabalho deve ser adequado às mudanças, com uma visão mais sistêmica, já que, em muitos casos, são combatidas as consequências físicas dessas novas patologias, e não as suas causas, cada vez mais imateriais.

“Os ambientes de trabalho são cada vez mais sensoriais, o que reduz a nossa capacidade perceptiva. Com isso, surge uma ansiedade generalizada, já que é preciso absorver cada vez mais informações”, explicou Prof. Neri.

Sobre os encontros

As Reuniões Científicas são promovidas pelo Conselho Técnico da ANAMT e fazem parte das celebrações dos 300 anos de morte de Ramazzini. Os encontros são gravados e divulgados no site da ANAMT e, posteriormente, reunidos em um livro.

Informações adicionais: Srª Sandra Picchiotti (Espaço Ramazzini/ANAMT-SP): (11) 3251-0849