31/08/2016 - Por: Macaé Offshore

A Petrobras colocou 25 poços marítimos em operação apenas no primeiro semestre. Para a segunda metade do ano, a programação é ativar mais 39. Com essa expansão, a companhia espera alcançar a meta de produzir 2,145 milhões de barris de petróleo por dia em 2016. A informação foi divulgada pela petroleira na última semana. Em nota, a Petrobras avaliou que “a entrada em operação desses poços reforça a tendência de alta da produção da companhia”.


Essa trajetória de expansão produtiva pôde ser observada também na comparação entre o desempenho do primeiro trimestre e do segundo, quando houve um aumento de 8% no volume de barris de petróleo produzidos por dia.

A Petrobras informou que a produção do segundo trimestre não leva em conta os volumes que ainda serão adicionados pelos navios-plataforma Cidade de Saquarema e Cidade de Caraguatatuba, previsto para iniciar a produção do campo de Lapa em agosto. Esses dois sistemas preveem a interligação de oito poços.

Bacia de Santos
Segundo a companhia, outros 12 poços serão conectados às unidades instaladas no pré-sal da Bacia de Santos que ainda não atingiram o patamar máximo de produção.

“Os poços naquela região (Bacia e Santos) têm produtividade acima da indústria mundial, produzindo, em média, 25 mil barris de petróleo por dia. Dos dez poços com maior produção no Brasil, nove estão localizados nessa área”, explicou a Petrobras.