17/06/2016 - Por: Tatiana Gama / SECOM
Área estimada para a construção do TEPOR (Foto: Rui Porto Filho)
A licença prévia do projeto Terminal Portuário de Macaé (TEPOR) foi publicada em Diário Oficial, nesta quinta-feira (16), pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), ligada à Secretaria de Estado de Ambiente. O terminal, porto offshore e retroárea onshore, será implantado na Rodovia Amaral Peixoto, bairro São José do Barreto.
"O novo porto traz consigo fôlego para a nossa economia. São mais empregos, oportunidades e infraestrutura que reforça o papel da nossa cidade como protagonista na exploração e produção de petróleo no país", destacou o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio dos Santos Junior.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Alexandre Fernandes, o TEPOR é mais uma obra de infraestrutura e logística que contribuirá para reter as empresas no município, assim como atrair novos investimentos. "O TEPOR consolidará Macaé como destino natural para negócios de petróleo", acrescenta.
Em maio, o decreto 45663/16, do governador em exercício do Estado do Rio, Francisco Dornelles, declarou como de utilidade pública a área destinada ao porto.
O Terminal Portuário de Macaé – TEPOR, é um empreendimento privado de responsabilidade da empresa BR-Rio - Engenharia Especializada, integrante do grupo EBTE Engenharia, que adquiriu as cotas da empresa Tepor Ltda., responsável pelo desenvolvimento do projeto do novo Terminal Portuário de Macaé.
A EBTE Engenharia, que atua no ramo de Engenharia Pesada, com serviços prestados em todo Brasil, desenvolve, ainda, o projeto do Complexo Logístico e Industrial de Macaé – Clima, já detentor de licença prévia emitida pelo Inea.
Esta nova fase do Tepor, associado ao Clima, contempla uma diversificação de atividades, além das demandas do setor de petróleo e gás.