17/02/2016 - Por: Liliane Barbosa / Foto: Ana Chaffin

Objetivo é conscientizar sobre os malefícios provocados pelo fumo

Os agentes de saúde da Prefeitura de Macaé realizaram nesta terça-feira (16) uma sensibilização em pontos estratégicos de grande agremiação popular no Cehab. O objetivo é conscientizar a população sobre os malefícios provocados pelo fumo. A ação é uma iniciativa da Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas (CGPOD), Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, Mobilidade Urbana, Sistema Integrado de Transporte (SIT), Procon e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

O trabalho consiste em adesivação, entrega de material explicativo, folders e encaminhamento aos locais de tratamento do tabagismo, oferecido pela rede pública de saúde, caso a pessoa tenha interesse em parar de fumar.

A técnica de enfermagem, Isa da Silva, ressaltou a importância da iniciativa, uma vez que o ato de fumar é uma das principais causas de doenças que prejudicam a saúde dos trabalhadores.

Já a assistente social, Maiara Valentim, enfatiza que o trabalho desenvolvido tem o foco também de produzir uma mudança de comportamento. "Observamos que quando uma pessoa deixa de fumar, o outro evita fazer uso do tabaco", disse.


Tabagismo passivo
Não é somente o ato de fumar que é prejudicial para saúde. A pessoa que convive com fumante também pode apresentar doenças, como por exemplo, câncer de pulmão e infartos. Já em crianças ocorre maior frequência de resfriados, infecções do ouvido e doenças respiratórias, como pneumonia, bronquite e asma.

Nos bebês, há chances de ocorrer a Síndrome da Morte Súbita Infantil e ainda maior risco de doenças pulmonares em crianças até um ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa.


Serviço
O atendimento para fumantes que buscam recuperação do vício é realizado às segundas e terças-feiras, das 8h às 21h, na Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas, situada à Rua Visconde de Quissamã, n° 482. Mais informações pelos telefones: 2762-0413 e 99976-2986.