27/01/2016 - Por: Genimarta Oliveira / Foto: João Barreto - SECOM
Agentes de endemias prosseguem com os trabalhos diariamente
A Prefeitura de Macaé reforça as ações de combate ao Aedes aegypti, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, mutirões nos bairros e palestras. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, este mês foram registradas 38 notificações de dengue contra dez de janeiro de 2015, quando seis casos foram confirmados da doença. De segunda-feira (25) a sexta-feira (29), os mutirões de eliminação do mosquito serão realizados em dez bairros.
O alerta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é que a água acumulada das chuvas dos últimos dias possa ser um perigoso aliado do mosquito. Além de transmitir a dengue, que pode matar, o Aedes também é responsável pela febre chicungunha e pelo zika vírus.
Para evitar a proliferação do mosquito, é necessária a mobilização integral da população na adoção de medidas preventivas permanentes. O coordenador do CCZ, Flávio Pascoal destaca que "o Aedes é um mosquito doméstico e com hábitos oportunistas, vivendo dentro ou ao redor das casas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e outros lugares".
Mutirão - Os agentes de endemias irão de casa em casa orientar a população sobre o controle do vetor, fazer aplicação de larvicida e o controle mecânico. O trabalho será intensificado nos bairros Glória, Centro, Visconde de Araújo, Lagomar, Fronteira, Parque Aeroporto, Morro de Santana, Malvinas, Praia Campista e no Trapiche, na Região Serrana.
Flávio Pascoal acrescentou que o cuidado deve ser redobrado pois as chuvas são propícias ao desenvolvimento dos ovos do mosquito, que podem ficar em estágio de repouso por mais de um ano esperando água para eclodirem.
As ações de educação em postos de saúde, empresas e em diversos segmentos da sociedade prosseguem nesta quarta-feira e na sexta-feira (dias 27 e 29), às 7h30, no escritório da Odebrecht Ambiental, na Fazenda Mutum. Já no sábado (30), a equipe estará com o Grupo de Escoteiros, às 14h.
Fumacê - O controle químico com fumacê será utilizado em vias públicas para erradicação do mosquito adulto. O carro percorre dois bairros por dia, sendo um pela manhã, às 6h e outro no final do dia, às 18h, sujeito a alteração de itinerário em casos de chuva ou ventos fortes. Hoje (27), o trabalho de pulverização será nos bairros Nova Esperança e Novo Visconde. Amanhã (28), Nova Esperança e Fronteira e sexta-feira (29), Barra de Macaé.