14/01/2016 - Por: Julie Silveira / SECOM

Para suprir o banco de sangue são necessários 20 doadores/dia

Com a queda do número de doadores de sangue por causa das festas de final de ano, o Hemocentro Macaé faz um apelo para a população participar deste ato simples que pode salvar uma vida. A coleta funciona das 7h30 às 12h30, na Rua Doutor Bueno, número 40, na Imbetiba. O ideal para suprir o banco de sangue é de, no mínimo, 20 doadores/dia. No entanto, esse número está bem abaixo do esperado. Muitas pessoas não doam sangue por falta de informação ou só procuram o local em caso de campanhas específicas.

O Hemocentro atende todos os hospitais do município e o material doado é utilizado para cirurgias eletivas, emergenciais e acidentes. Os municípios de Conceição de Macabu e Carapebus também são beneficiados. Já em casos de acidentes graves, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Quissamã são cidades apoiadas pelo material coletado em Macaé.

Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde; apresente documento com foto emitido por órgão oficial que seja válido em todo território nacional; pese acima de 50 quilos e tenha idade entre 16 e 60 anos. No caso de menores de idade, é necessário o consentimento do responsável para cada doação.

Recomendações - O doador nunca deve realizar o procedimento sem antes ter se alimentado adequadamente; deve ter repousado por no mínimo seis horas; não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação; deve evitar fumar por pelo menos duas horas antes e evitar consumir alimentos gordurosos.

Pessoas que não podem doar sangue - Quem teve diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuário de drogas e pessoas que tiveram relacionamento sexual com vários parceiros nos últimos 12 meses.

Orientações após a doação - Após a doação de sangue, a pessoa deve seguir algumas orientações importantes como beber bastante líquido nas primeiras seis horas e alimentar-se normalmente; não fumar nas duas primeiras horas e não praticar esportes radicais ou atividades de risco.