29/10/2015 - Por: Beatriz Pires / SECOM

Segundo a OMS, cerca de 100 mil pessoas morrem de AVC por ano no Brasil

Nesta quinta-feira (29), em lembrança ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), será realizada a Campanha de Promoção à Saúde e Prevenção do AVC, na Praça Veríssimo de Melo, em Macaé, entre 9h e 16h. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e Programa das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de saúde, informações nutricionais e prevenção da Dengue.


O objetivo é contribuir para a conscientização popular sobre a doença que apresenta maior incidência entre homens, na faixa etária de 30 a 59 anos e acima dos 60 anos.

A ação tem apoio do Programa Saúde do Trabalhador, dos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Acidente Vascular Cerebral - O AVC também conhecido popularmente por “derrame cerebral” acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída. Existem muitos fatores que podem ser alterados para que o indivíduo não venha a sofrer com um AVC, como a regulação da hipertensão, diabetes, colesterol elevado excesso de peso, fumo e sedentarismo. O histórico familiar de ataques de AVC também é levado em consideração. Todos esses fatores estão sendo monitorados e informados pelas Redes de Atenção Básica, Urgência e Emergência, Hospitalar e Reabilitação do município.