21/10/2015 - Por: Fundacentro

A Fundacentro realiza o curso Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho - MAPA, em São Paulo nos dias 26 e 27 de novembro e em 9, 10 e 11 de dezembro de 2015. As inscrições serão abertas em 22 de outubro e estarão disponíveis até as 17h de 3 de novembro. Para participar, é preciso atender aos pré-requisitos estabelecidos e enviar os dados pessoais para análise de currículo por meio do formulário disponibilizado.

O curso aborda a investigação e a análise de acidentes, questionando a visão tradicional predominante do erro humano, que reduz o fenômeno e restringe o alcance das ações preventivas. Para tanto, utiliza o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho - MAPA, que coleta e analisa os dados, utilizando conceitos que se complementam: análise do trabalho habitual, análise de mudanças e análise de barreiras.

Também explora aspectos de gestão da produção e da segurança para compreender as origens do evento e recorre a diferentes teorias. São elas a ergonomia da atividade, da psicologia ou cognitiva; as ciências sociais; a antropologia; a engenharia de sistemas; a teoria do acidente normal de Charles Perrow; os modelos de acidente organizacional como os de James Reason e de Michel Llory; entre outras.

Ao se analisar um acidente, é necessário entender no que consiste o trabalho, sua variabilidade, como ele se organiza, quais as dificuldades para sua realização, os mecanismos e o funcionamento das proteções. Essa compreensão só é possível com a cooperação e participação dos trabalhadores e da equipe envolvida. A análise visa à intervenção com caráter preventivo.

A coordenação técnica do curso é dos professores Rodolfo Vilela, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Ildeberto Muniz, da Faculdade de Medicina da Unesp, de Botucatu. Eles apresentarão casos reais e discutirão outros trazidos pelos participantes, que devem ser profissionais de SST que atuam na investigação, análise e prevenção de acidentes em SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) de empresas públicas ou privadas.

Maiores informações: http://www.fundacentro.gov.br/