14/10/2015 - Por: Portal Macaé Offshore

O workshop será realizado na Sede do IBP, no Centro do Rio de Janeiro

Para debater a desaceleração das atividades no setor petrolífero nacional, impulsionada pela redução dos preços do petróleo no mercado internacional, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) promoverá o workshop Impactos Econômicos da Crise no Setor de Petróleo. O evento, em parceria com o Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da UFRJ, será realizado no dia 16 de outubro, das 16h às 19h, na sede do IBP, no Centro do Rio de Janeiro.




Diante desse cenário, o IBP e o Grupo de Economia da Energia do IE-UFRJ, vem monitorando os indicadores de impactos econômicos da indústria de petróleo no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, principalmente em termos de geração de renda e emprego, balança comercial e arrecadação tributária. Com base nesses dados e na percepção de especialistas e profissionais do setor, o workshop vai avaliar estes indicadores e apresentar um melhor entendimento da atual dinâmica econômica do setor de petróleo e gás nacional.

O evento contará com a presença de especialistas do setor, como os professores Edmar de Almeida e Marcelo Colomer, ambos do Instituto de Economia da UFRJ; o subsecretário de Estado de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro, Marcelo Vertis; o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Bruno Musso; o diretor de estudos e políticas macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Claudio Hamilton; o economista da Fundação Getúlio Vargas e professor da UERJ,  Rodrigo Leandro Moura, e o secretário geral do IBP, Milton Costa.

Na ocasião, serão apresentados indicadores econômicos da indústria de petróleo no Brasil e no Rio de Janeiro. Os números são resultados de estudos encomendados pelo IBP ao IE-UFRJ. O debate será baseado nos impactos da crise no mercado de trabalho, na balança comercial e arrecadação tributária.