19/08/2015 - Por: Genimarta Oliveira / SECOM
Campanha de multivacinação atualiza o cartão vacinal da criança
Foi realizado no último sábado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Em Macaé, foram imunizadas 8.200 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, o que corresponde a 52,69% do total, que é de 15.563 crianças.
A vacinação acontece até o 31 de agosto e para garantir que todas as crianças recebam as gotinhas contra paralisia infantil, a Secretaria de Saúde disponibiliza 34 postos, que compreendem a região urbana e rural do município. A Gerente de Imunização, Cláudia Campanati, lembra que os pais ou responsáveis devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, e não esquecer de levar a caderneta de vacinação.
Ela ressalta que além da vacinação contra poliomielite, está sendo realizada a campanha de multivacinação, que visa atualizar o cartão vacinal da criança. "O cartão é importante para o profissional verificar se há alguma vacina em atraso", disse.
A paralisia infantil já foi erradicada no Brasil, mas em muitos países o vírus ainda circula, o que faz com que se mantenha o alerta. Nas décadas de 1960 e 1970, o Brasil passou por surtos de paralisia. Hoje, em regiões da África e da Ásia, o vírus continua circulando, o que justifica a preocupação das autoridades de saúde do Brasil.