24/03/2015 - Por: Portal Maxipas

Dentre os exercícios, o RPG corrige a postura e melhora problemas de coluna

É difícil encontrar alguém que nunca tenha se queixado de dores na coluna. Da cadeira do trabalho ao sofá de casa, uma das coisas mais comuns é encontrar pessoas que não ande com a postura tão certinha assim.

Ter uma boa postura não é só questão de estética. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez indivíduos ainda vão sofrer com dores na coluna na vida. Atividades como ginástica postural, ioga e pilates são as mais recomendadas. A professora diz que muitas pessoas sentem a necessidade de ter acesso às técnicas que melhoram a postura, até mesmo para conseguir realizar outros exercícios.

A musculatura do tronco é requisitada em todos os movimentos que fazemos, desde abaixar para pegar um objeto até pegar uma criança no colo. E o que eu percebo é que muitos têm fraqueza nesses músculos, porque eles dificilmente são ativados. Fortalecer os músculos do tronco é fundamental para que a saúde funcione bem. Poucas pessoas sabem, mas o primeiro ponto que trabalhamos é a respiração, já que recrutamos músculos até mesmo quando respiramos.

Acometida pela fibromialgia, a administradora Fátima Rosalém, 56, conta que divide sua vida em dois períodos: antes e depois da ginástica postural. Entre os principais benefícios adquiridos por meio das aulas, Fátima lista a correção da respiração e a melhoria da mobilidade: "Eu era bastante curvada. Hoje não perco o equilíbrio na hora de fazer determinados movimentos", diz.

A administradora conta que aliou a musculação às atividades para postura e que ganhou mais resistência durante os exercícios: "Hoje percebo que tenho mais sustentação para realizar os exercícios. Além de tudo, fico mais feliz porque melhorei muito minha qualidade de vida. As dores passaram, e a postura já é outra", conta.

1 - Ginástica postural
A atividade ajuda na correção e na prevenção de possíveis alterações posturais, por meio da consciência corporal adquirida. Entre os principais benefícios, estão o fortalecimento dos músculos do tronco (que sustentam o corpo), a diminuição da dor e da rigidez das articulações e a melhora da capacidade cardiorrespiratória.

2 - Pilates
A principal característica do pilates é usar a força do CORE (musculatura do abdômen, assoalho pélvico e da região lombar) em vez de usar a musculatura superficial. Ajuda a restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, além de prevenir lesões.

3 - Alongamento
Os alongamentos reduzem a sobrecarga nas articulações e fazem com que elas deslizem mais e melhor. Especialistas aconselham a parar ao menos uma vez por dia para esticar os músculos entre uma atividade e outra.

4 - Reeducação Postural Global (RPG)
Um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural. A atividade corrige a postura e melhora problemas crônicos de coluna. Com a recolocação dos ossos no lugar correto, é possível até crescer de dois a três centímetros, segundo especialistas.

5 - Ioga
Os praticantes da ioga percebem logo no início a desaceleração dos batimentos cardíacos, o relaxamento do corpo e uma melhor execução da respiração. Com o tempo, a flexibilidade e o equilíbrio vão aumentando, assim como a força e a resistência muscular.