16/01/2015 - Por: Genimarta Oliveira / SECOM

Durante a solenidade de inauguração da Casa do Curativo, na tarde desta quinta-feira (15), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, anunciou que o anexo do Hospital Público Municipal (HPM) será inaugurado em março e se chamará “Hospital Irmãs do Horto”, em homenagem às religiosas que são reconhecidas pelas obras filantrópicas na cidade.

O prefeito falou da importância da Casa do Curativo, e da coragem de toda equipe da secretaria de Saúde e do secretário Pedro Reis em transformar uma edificação que não estava sendo utilizada em um projeto pioneiro. “Esta casa é um exemplo de que com coragem e desprendimento é possível tirar o projeto do papel e transformá-lo em realidade. Os usuários aqui não terão apenas curativo, mas cuidado e carinho”, frisou.

A Casa do Curativo funcionará como Polo de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas e tem como meta a redução de amputações no município. A previsão é de que sejam atendidas 150 pessoas por dia. A unidade tem equipe multidisciplinar formada por médico angiologista, dermatologista, assistente social, podólogo e enfermeiro especializado no tratamento de lesões cutâneas.

Na ocasião também foi feita uma homenagem ao médico Luiz Mendonça Gama que saiu da Região Noroeste do Estado para Macaé, na década de 1960, e atuou na Casa de Caridade, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e trabalhou como voluntário no asilo e no Forte Marechal Hermes, onde recebeu condecoração de “Medalha do Pacificador”. Sua conduta e exemplo de profissional e homem de bem foram ressaltadas pelo Diácono da Igreja Católica e médico, Dr. Antonio Drumond Sorage.

O secretário de Saúde, Pedro Reis ressaltou que a inauguração da Casa do Curativo é a forma de destacar essa especialidade realizada nas unidades de saúde. Ele pontuou a transformação de um prédio que estava abandonado e que terá grande utilidade pública. “Nossa meta é buscar outros espaços para desenvolver projetos com qualidade e humanização. A nossa meta agora é transformar o antigo Hospital do Sase, na Barra de Macaé, em um Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança, com consultas e exames”, garantiu, acrescentando a importância da unidade anexa ao HPM.

Representando o poder Legislativo, o vereador Júlio Cesar de Barros frisou os avanços da gestão municipal com projetos de grande relevância social com foco na melhoria da qualidade de vida da população. “São unidades de saúde, escolas, obras de pavimentação, saneamento, entre outros avanços”, comentou.

Também participaram da inauguração vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada. A Casa do Curativo funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A unidade está localizada no cruzamento entre as ruas Euzébio de Queiroz e Visconde de Quissamã, no Centro.