09/12/2014 - Por: Andréa Lisboa / Foto: Guga Malheiros (SECOM)
O encontro acontece na sede do SINDSERV
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (8) no município de Macaé, a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), que acontece, até sexta-feira (12), das 9h às 17h, na sede do SINDSERV. Este ano, a Sipat da Prefeitura tem o diferencial de não ser realizada junto com a de empresas privadas, sendo exclusivamente voltada para o servidor público municipal. Durante a cerimônia, foi divulgada a parceria que será firmada, a partir de janeiro do próximo ano, entre a Cipa, o Sindserv e a Secretaria de Trabalho e Renda para um trabalho, em todos os órgãos da gestão municipal, de informação e treinamento do servidor com a finalidade se evitar acidentes e doenças laborais.
Prevenir esses tipos de acidentes e de doenças evita afastamentos da atividade e melhora a qualidade de vida do servidor. Por isso, os cuidados são de grande relevância tanto para a gestão pública e para a população em geral, quanto para o profissional.
- A prevenção de acidentes e de doenças deve estar em todo lugar, em cada atividade e em cada profissional. Há dois anos, nos comprometemos com o apoio à infraestrutura de trabalho da Cipa. Elencamos prioridades para a aplicação de recursos e obtivemos um grande avanço. Mas este cuidado do município tem sido tomado também em ações amplas, como a de limpeza pública interna e externa, de saneamento, da Defesa Civil e a dos agentes de Combate a Endemias. Isso aconteceu em postos de saúde, em escolas e em centros administrativos e sociais. Retiramos toneladas de equipamentos inservíveis que são bens públicos -, disse o secretário de Administração, Aderson Ferreira Júnior.
Aderson salientou a importância da Sipat pela oportunidade de confraternização, troca de experiências e de conhecimentos entre os funcionários públicos do município. Ele ainda ressaltou a dedicação da equipe da Comissão. Já o diretor-presidente do Centro Municipal de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria de Trabalho e Renda, Lenilson Fonseca, disse que o Cetep está a disposição dos servidores, oferecendo qualificação na área de segurança do trabalho e até de primeiros socorros. "O servidor precisa aplicar, vivenciar as normas de segurança", pontuou.
O presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo, há 14 anos à frente da comissão, falou de sua satisfação pela realização da Sipat na sede do Sindiserv. "Aqui é a casa do servidor e parabenizo a atual administração pelo seu crescimento. Ele lembrou que a Sipat é uma obrigação anual do município, em cumprimento da Lei 6.514/77 do Ministério do Trabalho e do Emprego relativa à segurança e medicina do trabalho.
- A parceria entre Sindserv e Cipa vem de demandas dos próprios servidores. Iniciaremos o trabalho conjunto pela Secretaria de Saúde e seguiremos nosso plano de trabalho para informar e oferecer treinamentos ergonômicos e simulados em diversos setores, inclusive da região serrana do município -, disse a presidente do Sindserv, Rosemary Gomes.