13/11/2014 - Por: SEGS
Novembro deixou pra trás o Outubro Rosa, mês da campanha de prevenção do câncer de mama, e chegou com uma cor nova, agora dedicada à saúde masculina, o azul. O movimento Novembro Azul, criado na Austrália, em 2003, já tem aderência mundial e seu objetivo é orientar homens sobre a importância de fazer exames preventivos para diagnosticar o câncer de próstata o mais rápido possível, para que as chances de cura sejam maiores. Este câncer é o segundo tipo mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
A campanha traz como informação principal a necessidade de realização dos exames de sangue, conhecido como PSA, e o de toque retal, que são as principais formas de diagnóstico da doença para iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário. Os exames preventivos devem ser feitos a partir dos 50 anos, mas os homens negros, obesos ou com histórico familiar da doença, devem se preocupar com a prevenção mais cedo, a partir dos 45 anos. A indicação é para que seja feito sempre os dois exames, de sangue e de toque, por serem complementares.
Um levantamento feito pela equipe que promove a campanha, é comum que os homens procurem o especialista apenas quando surgem sintomas da doença, ou algum incômodo. O paciente apresenta sintomas apenas quando o câncer já está em um estágio avançado, o que dificulta o tratamento e pode levar ao óbito. O câncer de próstata ainda tem uma taxa de mortalidade alta, mas se for detectado precocemente, as chances de cura são de 90%. O atraso na busca por um médico é, muitas vezes, em decorrência do preconceito existente no exame de toque.
De acordo com dados do site oficial da campanha, 50% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista. Neste caso, a mulher tem papel fundamental pois, de acordo com o site, metade dos homens que buscam o especialista são incentivados pela companheira. Outros dados do site informam que cerca de 10% dos homens desenvolvem a doença a partir dos 50 anos de idade. Com o envelhecimento, as chances aumentam, podendo alcançar 50% dos homens de 75 anos.
Além da prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul também foi criado para a conscientização de doenças masculinas como o câncer de testículos, depressão masculina, entre outras. O mês de novembro foi escolhido porque dia 17 deste mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.