09/03/2018 - Por: Clique Diário / SECOM Macaé

Chuvas causaram transtornos deixando ilhados estudantes na Cidade Universitária

O município de Macaé recebe chuva volumosa desde o último fim de semana, o que provocou diversos transtornos como alagamentos, queda de barreiras e interdição de estradas, principalmente, na região serrana. A cidade está em estado de alerta máximo. O canal do Capote, na Linha Verde, transbordou, deixando centenas de pessoas ilhadas na Cidade Universitária e no Shopping Plaza Macaé desde a noite de ontem.

De acordo com a estação oficial do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a Capital do Petróleo deve receber até 220mm de chuva no dia de hoje. O volume é considerado 95% do previsto para todo o mês. A última vez que a cidade teve uma chuva tão volumosa foi em dezembro de 2013.

Como medidas de segurança, a Prefeitura de Macaé anunciou nas primeiras horas desta manhã o cancelamento das aulas em todas as escolas da rede pública. A orientação do Prefeito, Dr. Aluizio, é minimizar os prejuízos das fortes chuvas que caem desde o final da tarde de quinta, colocando Macaé em estado de alerta máximo.

Na região serrana do município, a Defesa Civil segue atuando com frentes de trabalho a fim de minimizar os impactos. As ações estão sendo realizadas em toda a serra, com destaque para Trapiche, Glicério, Sana e Bicudas. Equipes também monitoram a barragem da usina velha, entre Frade e Glicério, e informam que não há riscos de ruptura da estrutura ou inundações.

Por conta do volume de chuva, algumas estradas na região serrana encontram-se com o acesso comprometido, como é caso da Estrada da Turma (Liga o Óleo a Trapiche) que está interditada; Estrada da Estrela (Em Siriaca, Glicério), onde apenas veículos tracionados conseguem trafegar e Estrada da Boa Alegria, em que funcionários da Secretaria de Interior atuam para restabelecer a passagem de carros.

A orientação da Defesa Civil é para que a população evite o contato com rios e cachoeira, bem como não ultrapasse faixas marginais de proteção. O Destacamento da Defesa Civil (Distritec), localizado em Glicério, atua com plantão de 24h.

Para relatar emergências, o telefone da Defesa Civil é o 199.