02/03/2018 - Por: Carolina Dantas / G1

Neymar teve fratura no quinto metatarso do pé direito (Infográficoi / G1)

O jogador Neymar sofreu uma lesão: uma fratura no quinto metatarso do pé direito. O nome assusta, mas os especialistas contam que a cirurgia é a melhor solução para o atacante do Paris Saint-Germain (PSG). A operação vai ocorrer no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, neste sábado (3).

Quatro perguntas sobre a lesão e o procedimento:


Onde foi a fratura?

“O quinto metatarso é o osso que vem logo antes do dedinho do pé”, explicou o ortopedista Ricardo Nahas, do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Nove de Julho.

"A base do quinto [metatarso] tem uma particularidade que não existe em nenhum outro metatarsiano. Ela tem um tendão que se insere na ponta", explicou.

"É por isso que na hora que faz o movimento de torção, o tendão puxa o pé de volta. Como o peso está sobre o osso, ele puxa e arranca o osso. Se o osso é resistente, ele não quebra. Isso também depende da intensidade da torção", completou Nahas.

Moisés Cohen, ortopedista especializado em reabilitação e medicina do esporte, disse que avaliou a tomografia feita do pé do jogador após a torção e que “é uma fratura completa, mas sem desvio”. O problema, segundo ele, ocorreu na parte do osso mais próxima do tornozelo.

"Você tem uma corda amarrada a um galho. Se você puxa a corda, ou rompe a corda ou rompe o galho. Quando rompe o galho, ele pode quebrar e sair todo fora, ou só dar uma rachada lá e continuar no lugar", exemplifica.

"É como um espelho que racha de cima até embaixo, mas não desmonta. Desvio é quando você puxa o fragmento e ele sai do lugar. Não é o caso do Neymar", acrescentou.

Por que se optou pela cirurgia?
Segundo Cohen, a cirurgia é uma opção importante para atletas como o Neymar. A outra solução seria um tratamento mais convencional – a imobilização.

Os médicos dizem que a recuperação com o isolamento do local - é necessário proteger a parte do pé e uma articulação acima e uma abaixo da lesão - o atleta perde muita força nos músculos e nos ossos, que é adquirida com treinamento diário.

"Se fosse um simples mortal, uma pessoa não esportista, daria para tratar no gesso sem problema nenhum. Isso significaria em torno de 8 semanas de imobilização do pé e da perna", explicou. "Ele é um atleta de alto rendimento, atrofiaria muito a musculatura em dois meses parado".

Para evitar isso, a cirurgia é a melhor escolha, segundos os médicos, já que o jogador poderá manter exercícios de fortalecimento.

"Não é uma cirurgia tão agressiva. Provavelmente ele vai colocar um parafuso". Além disso, os médicos avaliam que o procedimento cirúrgico diminui a probabilidade de reincidência de lesão.

Como será a recuperação?
O prazo de recuperação, segundo entrevista do médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, deverá ser de dois meses e meio a três meses.

Ele vai voltar aos gramados?
De acordo com reportagem do portal Globoesporte.com, com a cirurgia e o prazo de recuperação, o atacante poderá voltar a jogar em maio, cerca de 20 dias antes do início da Copa do Mundo. No entanto, ele deve perder toda a temporada no PSG.