22/02/2018 - Por: Genimarta Oliveira / SECOM

A conjuntivite é altamente contagiosa, mais frequente no verão (foto: João Barreto)

Desde o último final de semana, a Secretaria de Saúde verificou aumento no atendimento de casos de conjuntivite, principalmente nas unidades de emergência da cidade. Segundo o coordenador de oftalmologia, o médico Flávio Cesário, o pico de atendimento no Hospital Público Municipal (HPM) foi registrado na terça-feira (20), com 25 casos da doença. Ele orienta a população que, em caso de suspeita de conjuntivite, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.

"Os médicos das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão capacitados para atender e diagnosticar os casos da doença", frisou, acrescentando que é necessária a adoção de medidas de higiene para evitar o contágio.

Flávio lembrou que o período de transmissão é de até sete dias. Por isso é necessário que o paciente evite contato com outras pessoas para não propagar a doença. "Constatamos que há uma epidemia de conjuntivite por adenovírus. Normalmente, o tempo de incubação do vírus no organismo leva de um a quatro dias, período em que a pessoa já está passível de transmissão, mas sem sintoma", explicou, detalhando que, após esse período de incubação, os primeiros sintomas começam a aparecer e permanecem por até 15 dias.

Conjuntivite viral
A conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva (parte branca do olho) e seu principal agente causador é o adenovírus. A doença é altamente contagiosa, mais frequente no Verão e tem como principais sintomas coceira e olho vermelho.

O médico ressalta que, ao contrário do que muitos pensam, a doença não é transmitida pelo ar, porém, é preciso ter cuidado, pois o vírus está presente em qualquer parte do corpo da pessoa infectada, como rosto ou mãos. Neste caso a recomendação é evitar a presença em locais que possuam alta aglomeração de pessoas.

Ele lembra ainda que algumas atitudes são importantes para prevenir a doença como não utilizar toalhas e maquiagens de outras pessoas e lavar bem as mãos com água e sabão, ou álcool e soluções desinfetantes.

Sintomas
O principal sintoma da conjuntivite viral é o aumento da secreção dos olhos, que pode ser de cor branca ou amarelada; vermelhidão; coceira e dor na vista, além de coceira e fotofobia, inchaço nas pálpebras, visão embaçada e secreção nasal.