22/08/2016 - Por: Portal Proteção

Se no dia a dia os motociclistas profissionais, como motoboys, já estão expostos à perda auditiva devido ao ruído da moto, a situação se agrava ainda mais quando há troca de escapamento por outro com barulho ainda maior. Segundo o gerente do Setor de Homologação de Veículos, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, Rui de Abrantes, a substituição de escapamentos originais pelos chamados "estaladores" é uma prática comum, o que aumenta ainda mais o nível de ruído permitido por lei para o veículo, colocando em risco a saúde auditiva dos condutores e da população.

De acordo com a legislação brasileira, a exposição a ruídos acima de 85 decibéis contínuos pode causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda da audição. No entanto, especialistas consideram esse patamar ainda muito elevado, já que para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o nível máximo de ruído que o ouvido humano pode suportar, sem que ocorram prejuízos, é de 65 decibéis.

A fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas, Isabela Carvalho, especialista em audiologia alerta que a perda auditiva induzida por ruído é gradual, cumulativa e irreversível. Ela chama a atenção para um hábito dos motociclistas que agrava ainda mais a situação: o uso de fones de ouvido para escutar música no celular no trânsito. " A presença de duas fontes sonoras elevadas simultâneas é muito prejudicial e pode acelerar o processo da perda auditiva", explica Isabela.

O barulho dos motores, das buzinas, aviões e fones de ouvidos são comuns no dia a dia de quem trabalha sobre duas rodas. O problema é que todos esses ruídos juntos podem ultrapassar 80 decibéis, limite seguro para a audição. Essa exposição todos os dias pode causar PAINPSE (Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados), um mal progressivo e silencioso. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os ruídos são a terceira principal causa de poluição mundial. Nos últimos anos, a entidade registrou um aumento de 15% de surdez entre a população do planeta.

“São comuns os casos de pessoas que desencadearam uma perda auditiva por exposição prolongada ao ruído intenso, por isso é de fundamental importância que haja um controle rígido quanto às medidas preventivas em relação à saúde auditiva”, alerta a fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas. “Há uma Lei Ocupacional que permite exposição de até 85 decibéis para trabalhadores, porém, com todos os ruídos do trânsito esse número pode ultrapassar 95 decibéis, causando uma perda auditiva irreversível”, completa o fonoaudiólogo Danilo de Santana, também da Telex Soluções Auditivas.

A PAINPSE não causa dor, com isso muitas vezes os sintomas passam despercebidos. É necessário atenção aos indícios. “Dificuldade para ouvir, falar mais alto, assistir televisão com volumes altos, pedir para que repitam o que foi dito são sintomas de uma pessoa com perda auditiva”, afirma Santana.

Se forem apresentados esses sintomas, o primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista, que irá fazer exames detalhados. “Caso seja confirmada a perda progressiva, o médico irá indicar um fonoaudiólogo e o uso do aparelho de surdez, que na maioria das vezes estabiliza a perda”, diz Santana. “Quanto mais rápido o problema for detectado e se optar pelo aparelho, melhor será para o indivíduo sentir-se integrado à sociedade, participando normalmente das conversas com amigos e parentes”, explica Isabela Gomes.

Vale lembrar que a perda de audição, além do incomodo e da dificuldade de comunição, também causa risco no trânsito. “A pessoa perde a noção de espaço e de localização, pois não sabe de onde está vindo o barulho”, ressalta Danilo. Para evitar a perda auditiva, os conselhor do especialista são:

- Evite exposição prolongada a barulhos sem necessidade. Caso seja inevitável, dê repouso aos ouvidos;
- Use fones de ouvido em volumes moderados;
- Se possível, utilize filtro nos escapamentos das motos;
- Faça testes de audição a cada cinco anos, isso ajuda na prevenção de possíveis doenças;
- Evite dormir com rádio e TV ligados, ou qualquer exposição ao barulho;
- Evite a automedicação, pode ser prejudicial à audição;
- Tenha cuidado na hora da limpeza, objetos como cotonetes podem causar danos aos tímpanos. Utilize apenas na área externa do ouvido.

Fique atento a sintomas como, zumbido, necessidade de falar mais alto que os demais, dificuldade de compreender a fala de outras pessoas e intolerância a barulhos intensos, esses podem indicar alguma doença auditiva. Procure um especialista e te cuida!