06/06/2016 - Por: Elis Regina Nuffer / SECOM
Divulgação
As ações pelo “Dia Mundial sem Tabaco”, marcado anualmente em 31 de maio, continuam no município por uma “Macaé sem Fumo”. Na próxima terça-feira (7), haverá abordagem sobre a prática do tabagismo, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, às 13h30, em parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) com a Secretaria Municipal de Saúde. O evento contará com oficinas de reflexão para a criação de estratégias no tabagismo ministradas pelas equipes multidisciplinares da Cidade Universitária, da Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas (CGPOD) e da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, sendo convidados todos os alunos, professores e servidores do campus.
O evento tem apoio da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) e a população em geral também está convidada. O objetivo é levar o tema às pessoas que querem parar de fumar e mostrar modelos experimentais de abordagem com os fumantes. As oficinas destinam-se também aos profissionais dos cursos de saúde (Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição e Farmácia) oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, na Cidade Universitária, além dos demais interessados.
- A intenção é conversar sobre o cigarro e mostrar a importância de se adaptar à ausência dele porque muitas pessoas criam uma relação muito forte com o cigarro. Os maiores desafios de quem lida com a temática são desconstruir isto e mostrar aos fumantes que podem receber tratamento e apoio necessário quanto ao tabagismo – destacou Gleison Guimarães, presidente da Funemac.
A Prefeitura de Macaé vem promovendo diversas ações sobre o tema com a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, considerada uma das melhores no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo tratamento gratuito aos fumantes que desejam interromper a relação com o cigarro. O município oferece à população a Unidade de Tratamento de Tabagismo, que funciona à Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro da cidade, de segunda a quinta-feira, das 8h às 20h, e atende no número 2762-0413. A CGPOD é coordenada pela médica Cláudia Magaldi e a Área Técnica, pela também médica Patrícia Meirelles.
As oficinas são gratuitas. A Cidade Universitária é gerida pela prefeitura, por meio da Funemac, e está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.
Os males do cigarro em números:
Tratando-se de uma epidemia global, o tabaco mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituiu o Dia Mundial Sem Tabaco, em 1987, como marco para o alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. De acordo ainda com as estatísticas oficiais, mais de 600 mil pessoas são fumantes passivos (não fumam, mas convivem com fumantes).
A OMS revela, ainda, que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, respondendo por 63% das mortes relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis; 85% das mortes por doença pulmonar crônica; 30% das mortes por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago e outros); 25% dos óbitos por doença coronariana; e 25% das mortes por doenças cerebrovasculares.