28/10/2015 - Por: Fundacentro

Foi pensando no número de servidores adoecidos e sua própria experiência profissional, que a servidora, Analista em Ciência e Tecnologia e atual chefe de Recursos Humanos da Fundacentro, Tarsila Baptista Ponce defendeu a dissertação de mestrado no curso de Pós-Graduação da Fundacentro.

Cada vez mais discutido no âmbito do governo federal e da saúde, o tema foi levado e apresentado em artigo ao XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), evento realizado no mês passado, na cidade de Campinas, com o objetivo de mostrar ao público participante o funcionamento do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), que é responsável por procedimentos ligados à licenças-médicas, exames médicos, prevenção e promoção à saúde do servidor, além de abordar a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS).

No artigo intitulado "A implantação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS)", Ponce faz um breve histórico das leis vigentes voltadas à saúde do servidor público até apontar para as deficiências existentes, desde a má formação dos próprios servidores em cargos de gestão em lidar com questões relacionadas ao trabalho, até a ausência de formação e capacitação em saúde por parte dos profissionais da área de RH. “O serviço público em geral requer atenção governamental para as questões da organização do trabalho que refletem na saúde dos servidores”, destaca.

O cenário do público entrevistado revelou ainda ser necessário investir em capacitação e concurso público, como formas de melhorar o atendimento ao servidor. Além disso, outras questões estruturais foram apontadas, como por exemplo, problemas com meios de comunicação, falta de espaço para atendimento individualizado, ações de saúde e segurança enfraquecidas e ausência de reconhecimento em relação ao trabalho que realizam.