07/04/2015 - Por: Genimarta Oliveira / SECOM
O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira, 7 de abril, terá como tema este ano "Segurança Alimentar". Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde de Macaé irá promover ações educativas para promover e prevenir doenças, contaminação de alimentos e a redução do consumo de alimentos industrializados. Nesta terça-feira (7), haverá orientação e panfletagem no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, durante todo o dia.
Dentro desta perspectiva, a equipe da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN) irá realizar oficinas culinárias e técnicas de como ter uma horta em casa, baseado no livro “Horta em Pequenos Espaços” publicado em 2012 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os alimentos contaminados estão ligados à morte de cerca de dois milhões de pessoas por ano, incluindo crianças. Os registros do Ministério da Saúde indicam que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos ocorre nas residências e está relacionada ao incorreto manuseio e conservação dos alimentos nesse ambiente.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, frisou que a proposta do tema também tem o objetivo de alertar a comunidade sobre a importância da segurança alimentar, incluindo a alimentação saudável. "A meta principal é a promoção da saúde do indivíduo, além de reforçar a prevenção de doenças relacionadas à má alimentação", disse.
A coordenadora municipal do Programa das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Rossana Espinoza Pereira, ressaltou que a mudança de hábitos e estilo de vida podem prevenir as principais doenças crônicas como hipertensão e diabetes, que são consideradas de caráter epidemiológico, principalmente na faixa etária infantil. Segundo Rossana, sobrepeso, sedentarismo, obesidade, tabagismo e alcoolismo são os principais fatores de risco que levam ao agravamento das doenças crônicas não transmissíveis.
- Os principais desafios da saúde é reduzir os indicadores de morbimortalidade, aumentar a qualidade de vida destes pacientes, através da mudança de atitude, e ainda, ter cada vez menos doentes crônicos numa faixa etária de 30 a 59 anos -, disse, acrescentando que as ações de prevenção devem ser iniciadas na infância.
Segurança
Dentro do tema proposto para este ano, a OMS criou cinco chaves para uma alimentação segura: manter o alimento limpo, separar alimentos crus de cozidos, cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos a temperaturas seguras, usar água potável e matérias-primas de qualidade.
O Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar à população atuante em diferentes setores da gestão pública, agricultura, indústria, varejo e saúde, sobre a importância da segurança alimentar e o desempenho de cada um para garantir que todos possam se sentir confiantes de que a comida é segura.