02/04/2015 - Por: Fundacentro
![](systemfiles/informativo/237/file_img.jpg)
A finalidade deste trabalho é contribuir com a fomentação de ações educativas e pedagógicas, mobilizando a sociedade civil
Está disponível para consulta no site da Fundacentro, a cartilha “Inserção de Conteúdos de Saúde e Segurança no Trabalho no Ensino Básico”. A iniciativa originou-se em 2011, com a participação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do Ministério da Saúde (MS), do Ministério do Trabalho e Emprego, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), do Ministério da Previdência Social (MPAS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), no qual instituíram um Comitê Interinstitucional com a finalidade de estreitar esforços para implementação de projetos e ações nacionais destinados à prevenção de acidentes de trabalho e, sobretudo, fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho (PNSST).
A finalidade deste trabalho é contribuir com a fomentação de ações educativas e pedagógicas que possam sensibilizar a sociedade civil sobre a necessidade de combater os riscos no meio ambiente do trabalho. Participaram da cartilha, o diretor técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes e a coordenadora da área de educação também da instituição, Sônia Maria José Bombardi. Sônia e sua equipe desenvolvem projetos e ações , com o mesmo propósito: promover o tema inserção de conteúdos de segurança e saúde do trabalho no ensino básico.
As ações desenvolvidas pela Coordenação de Educação têm como foco aprofundar estudos em cumprimento do Programa Nacional de Educação em Segurança do Trabalhador (Proeduc) , e em função da responsabilidade atribuída à Fundacentro pelo Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT) e Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST).
Além da Fundacentro/SP, as Unidades Descentralizadas (Fundacentro em outros estados) também desenvolvem ações educativas vinculadas à linha de atuação “Capacitação e Atualizações em Segurança e Saúde no Trabalho”.