22/01/2015 - Por: Liliane Barboza / Foto: Guga Malheiros
Objetivo é chamar a atenção sobre a importância do uso constante do filtro solar
A Prefeitura de Macaé está promovendo uma campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Pele, com mobilizações realizadas em vários pontos do município. As ações são coordenadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Educação em Saúde. Na manhã da última terça-feira (20), as ações foram promovidas no Espaço de Convivência na Praia dos Cavaleiros. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do uso constante do filtro solar e a exposição excessiva ao sol durante o verão.
De acordo com informações da Coordenadora da Divisão de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde, Nilce Brasil, o trabalho está sendo desenvolvido desde o início deste mês. As ações, segundo ela, já foram realizadas na Farmácia Popular, Centro de Especialidades Odontológicas, Terminal Central e entre crianças, adolescentes e responsáveis do Projeto Botinho, na Praia dos Cavaleiros, com entrega de folhetos e orientações de prevenção da doença.
Ela acrescenta que esse projeto é pioneiro da divisão e a receptividade da população é sensivelmente positiva. "Na sexta-feira (23), faremos o trabalho de orientação para as pessoas que estão fazendo aula de ginástica, praticando exercícios na academia ao ar livre e caminhando no calçadão da orla", acrescentou.
Para Elisângela Neri, que estava na Praia dos Cavaleiros participando do aulão de ginástica, o trabalho de conscientização realizado pela Secretaria de Saúde é de grande importância. "Procuro sempre utilizar o filtro solar para prevenir a doença", disse.
CÂNCER DE PELE
A pele é o maior órgão do corpo humano, protegendo-o contra a radiação solar, calor e infecções. O câncer de pele é causado por exposição excessiva ao sol e, por isso, deve-se evitar a exposição na faixa horário das 10h às 16h, onde há maior incidência de radiação e de seus efeitos maléficos.
Os principais sinais e sintomas do câncer de pele são apresentados em forma de: pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar a doença. Caso haja alguma suspeita, a pessoa deve procurar imediatamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF) e o serviço de Dermatologia Sanitária do Município, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.
Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil o tratamento e maiores as possibilidades de cura.