19/01/2015 - Por: Super Notícia - Belo Horizonte/MG
Com a chegada do verão, aumenta a preocupação dos gestores empresariais em manter um ambiente termicamente confortável para os seus colaboradores. De acordo com a legislação trabalhista vigente, nos escritórios e setores administrativos, a temperatura efetiva deve permanecer entre 20º C e 23ºC.
Segundo informações do Instituto Climatempo, o ano de 2015 registrará temperaturas mais altas que o ano anterior. Desmaios, desidratação, sudorese intensa e exaustão, são alguns dos reflexos que o estresse térmico pode ocasionar em situações ocupacionais.
Algumas medidas contribuem para tornar o ambiente de trabalho mais confortável, como a execução de tarefas mais pesadas durante o período da manhã, ventilação adequada com renovação do ar, adoção de uniformes mais leves e utilização de barreiras nas fontes de calor. Também é essencial que o trabalhador hidrate-se, considerando-se a necessidade da reposição de sódio do corpo humano, para atividades com carga solar ou com exposição a fontes artificiais de calor.