26/11/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

Inúmeros suplementos e fitoterápicos possuem resultados promissores no tratamento de condições metabólicas como o diabetes, o sobrepeso e os distúrbios do colesterol. A berberina é um dos fitoterápicos mais estudados para o tratamento da dislipidemia e da síndrome metabólica. Alguns estudos demonstram benefícios para a saúde muito interessantes. Por exemplo, foi demonstrado que a berberina reduz o açúcar no sangue, diminui o colesterol, ajuda na síndrome metabólica e melhora a nossa saúde cardiovascular.

A berberina é um composto bioativo que pode ser extraído de várias plantas diferentes, incluindo um grupo de arbustos denominados Berberis. A berberina pertence a uma classe de compostos chamados alcalóides. Uma de suas principais ações é ativar uma enzima intracelular chamada AMPK (proteína quinase ativada por AMP), que está relacionada com a regulação de inúmeros processos metabólicos intracelulares e é encontrada nas células de vários órgãos, incluindo os músculos, o coração e o fígado.

Recentemente, foram descritos benefícios da berberina para pacientes com colesterol elevado. Curiosamente, o composto alcaloide derivado da planta aumenta a expressão do receptor de colesterol LDL (o "ruim") e também leva a supressão da enzima PCSK9. A PCSK9 é um tipo de protease que leva, em última instância, à degradação dos receptores de LDL na superfície das células do fígado. Ou seja, quanto menor a PCSK9 e mais receptores de LDL houver nas células do fígado, menor o LDL no sangue. De fato, foi observada, em estudos, uma redução de 15 a 20% de colesterol LDL com uso da berberina.

Importante ressaltar que a berberina não substitui tratamento medicamentoso em casos de dislipidemia, nem prescinde de um tratamento multidisciplinar, que inclui dieta, exercícios físicos regulares e acompanhamento médico. A necessidade ou não da suplementação deve ser avaliada pelo médico em conjunto com o médico. Não realize autossuplementação.

Referências:

    THE JOURNAL OF BIOLOGICALC HEMISTRY VOL.284,NO.42,pp.28885–28895,October16,20092
    Banach, M. et al. J Am Coll Cardiol. 2018;72(1):96–118.
    Abidi P, Zhou Y, Jiang JD, et al. Extracellular signal-regulated kinase-dependent stabilization of hepatic low-density lipoprotein receptor mRNA by herbal medicine berberine. Arterioscler Thromb Vasc Biol 2005;25:2170–6.
    Li H, Dong B, Park SW, et al. Hepatocyte nu- clear factor 1alpha plays a critical role in PCSK9 gene transcription and regulation by the natural hypocholesterolemic compound berberine. J Biol Chem 2009;284:28885–95.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.