14/10/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

O tabagismo é responsável por inúmeros problemas de saúde e aumento da incidência de várias doenças graves. O hábito de fumar também diminui consideravelmente a aptidão física, com significativo impacto de redução da performance. Tais evidencias levantam a questão de uma eventual reversão desses prejuízos quando o consumo de cigarro é suspenso. Com o intuito de investigar este aspecto, um estudo foi realizado em uma universidade inglesa e publicado este ano.

Em estudo, após simplesmente duas semanas de suspensão do cigarro, os fumantes normalizaram os índices de inflamação sistêmica e recuperaram valores de resistência à fadiga iguais aos dos não fumantes

Os pesquisadores avaliaram o efeito da suspensão do consumo de cigarro em um grupo de fumantes durante um período de duas semanas, comparado com um grupo controle de não fumantes. Foram mensurados índices de função pulmonar, marcadores inflamatórios e índices de fadiga muscular.

Os índices de função pulmonar não foram alterados pela suspensão do consumo de cigarro, permanecendo inferiores ao grupo de não fumantes, comprovando que infelizmente as alterações degenerativas dos pulmões, causadas pelo cigarro, são mesmo irreversíveis a curto prazo.

As boas notícias foram os resultados dos marcadores inflamatórios e dos índices de fadiga muscular. Quando comparados com os não fumantes, antes da suspensão do cigarro, os fumantes tinham um nível de marcadores de inflamação sistêmica muito mais elevados e índices fadiga muscular muito mais acentuados.

Quando essas avaliações foram repetidas após simplesmente duas semanas de suspensão do cigarro, os fumantes normalizaram os índices de inflamação sistêmica e recuperaram valores de resistência à fadiga iguais aos dos não fumantes.

Esses resultados devem estimular os fumantes a abandonar o consumo do cigarro, pois mostram que alguns dos efeitos deletérios do vício podem ser rapidamente interrompidos, impedindo a progressão dos prejuízos, e resgatando melhores condições de saúde e aptidão física.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.