31/12/2014 - Por: Carlos Fernandes / SECOM
Divulgação da campanha
Um trânsito mais seguro se faz com motoristas mais conscientes. E é com este intuito que a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, lançou a campanha “Acidentes costumam pegar carona com a imprudência”, voltada ao período do verão. A ação pretende alertar a população sobre os riscos de se combinar o consumo de bebidas alcoólicas com a direção de veículos e assim diminuir estatísticas de acidentes no trânsito ligadas à esta mistura perigosa.
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil é o quinto país com o maior número de acidentes de trânsito. E, segundo o Ministério da Saúde, quase 43 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil. Pensando em contribuir para a diminuição destes índices, a campanha enfatiza que somente a atitude consciente de não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir pode garantir a segurança, não só dos próprios condutores, mas de todos que estão ao seu redor.
Para alcançar o máximo de pessoas, a campanha começou nas redes sociais, visando a conscientização, principalmente, dos jovens. Além disso, o vídeo “Acidentes costumam pegar carona com a imprudência” será transmitido em todos os locais dos eventos de Réveillon promovidos pela prefeitura.
A campanha da Secretaria de Mobilidade Urbana junta-se a outras medidas preventivas estabelecidas no ano de 2014. É o caso, por exemplo, do Decreto 256/2014, que passou a vigorar em Macaé no último dia 12, tornando obrigatório a exibição do vídeo institucional “Colabore com a Operação Lei Seca” nos eventos públicos do município que reúnam 150 pessoas ou mais.
Além disso, a Lei 12.971/14 em vigor desde o dia 1º de novembro, alterou 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro e, em todos eles houve aumento no rigor de multas e punições. A nova lei prevê, inclusive, o período de dois a quatro anos de detenção para quem causar acidente por estar bêbado ou sob efeito de drogas. Outras ações para inibir o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, como a Operação Lei Seca, também tornaram a fiscalização mais rígida.