30/12/2014 - Por: CREMERJ
O CREMERJ divulgou na última semana que foi cumprido o objetivo primário do estudo pivot fase III, realizado pela GSK, que investiga a eficácia de uma vacina para a prevenção dos episódios de herpes zóster. A análise do objetivo primário mostrou que a HZ/su reduziu o risco de episódios de herpes zóster em 97,2% nos pacientes com 50 anos de idade ou mais em comparação com o placebo.
Estes são os primeiros resultados do Zoster Efficacy Study in Adults aged 50 years and Over (ZOE-50). O estudo, que teve início em agosto de 2010, está em andamento em 18 países e envolve 16.160 pessoas. Aproximadamente 1.200 brasileiros são voluntários, distribuídos em sete diferentes centros de pesquisa de várias regiões do país.
Dados de diversos países indicam que mais de 90% dos adultos apresentam risco para o HZ 3,4 e que o risco de uma pessoa desenvolver o episódio de herpes zóster aumenta significativamente após os 50 anos de idade. A possibilidade de complicações, incluindo a neuralgia pós-herpética (NPH) e a hospitalização também aumenta com a idade. O risco individual de desenvolver um episódio de HZ ao longo da vida é de aproximadamente um em cada três indivíduos. Entretanto, nos indivíduos de 85 anos ou mais o risco aumenta para uma em cada duas pessoas.
A HZ/su é uma vacina que combina uma proteína, gE , encontrada no vírus que causa o episódio de herpes zóster, com um sistema adjuvante, o AS01B 1 , que pretende aumentar a resposta imunológica.
Os eventos adversos mais comuns verificados com a HZ/su nestes estudos foram reações no local de aplicação da vacina (dor, vermelhidão e inchaço) e sintomas sistêmicos (dor muscular, fadiga e dor de cabeça).
Sobre o Estudo ZOE-50
É um estudo randomizado, cego para o observador, placebo-controlado, multicêntrico, multinacional (América do Norte, Europa, América Latina e Ásia-pacífico), fase III, envolvendo 16.160 adultos com 50 anos de idade ou mais. A vacina foi administrada via intramuscular, em duas doses, em 0 e 2 meses. O objetivo primário deste estudo foi verificar a eficácia geral da vacina HZ/su em todos os grupos etários incluídos (VE - vaccine efficacy ), comparada ao placebo, na redução do risco de desenvolver um episódio de herpes zóster. O estudo incluiu sujeitos nas faixas etárias de 50 a 59, 60 a 69, 70 a 79 e 80 anos 3.
Sobre os episódios de herpes zóster
Os episódios de herpes zóster se apresentam tipicamente como uma lesão cutânea localizada, avermelhada (exantema) dolorosa ou pruriginosa, que surge repentinamente em um lado (ou segmento) específico do corpo, como resultado de uma reativação do vírus da catapora (vírus varicela zóster, VVZ). Qualquer pessoa que tenha sido infectada com o VVZ corre o risco de desenvolver episódios de herpes zóster, sendo que a idade e as alterações do sistema imunológico são reconhecidas como os mais importantes fatores de risco.