11/11/2014 - Por: Alexandre Bordalo / Foto: João Barreto (SECOM)

O Centro de Referência ao Diabético funciona no bairro Imbetiba

A inovação no tratamento de diabetes, nutrição e exercícios físicos para os pacientes serão abordados em palestras por profissionais do Centro de Referência ao Diabético (CRD) nesta quarta-feira (12), das 13h30 às 17h no Paço Municipal (avenida Presidente Sodré, 534, Centro). Com o tema “Vida Saudável e Diabetes”, o evento é promovido em referência ao Dia Mundial do Diabetes, lembrando na próxima sexta-feira (14). As palestras serão ministradas pelas enfermeiras: Fabíola Veronese, Rosana Espinosa e Fabiana Rabelo; a endocrinologista Mirele Macedo; a nutricionista Patrícia Peaudo e o próprio diretor do CRD, Diego Rodrigues. O público-alvo esperado é de profissionais e estudantes da área de saúde.

Endocrinologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, podólogos e assistentes sociais fazem parte da equipe multidisciplinar que atua no CRD. De acordo com Diego Rodrigues, o Centro é uma unidade de atendimento especializado. “Nosso intuito é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, que são pessoas com situação de saúde mais grave, tomam insulina, são gestantes e diabéticos tipo 1. Há uma triagem realizada por enfermeiras para ver quem vai ser atendido aqui. Temos 4.746 usuários cadastrados, com uma média de 1.400 atendimentos por mês.", disse.

CRD
O CRD funciona há quase 10 anos, atendendo pacientes encaminhados de outras unidades. Obesos, hipertensos e sedentários estão mais propensos a ter a doença. Os sintomas são sede excessiva, fome exagerada, muita vontade de urinar, infecções frequentes e má cicatrização. Os profissionais orientam os pacientes a controlarem o diabetes. Se o tratamento não for feito de forma adequada, a doença poderá levar a sérias complicações, como a cegueira. O CRD está localizado na Rua Dr. Bueno, 627, no bairro Imbetiba. As vagas são limitadas e o interessado pode obter informações pelo telefone: (22) 2796-1015.

Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional de Diabetes, em português), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. São 245 milhões de pessoas com diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos este número deve chegar a 380 milhões de diabéticos. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas portam a doença e 500 novos casos surgem a cada dia.