05/11/2014 - Por: ABMT

Bernandino Ramazzini - Reprodução - Wikipedia

Na data de hoje - 05 de novembro de 2014 - lembramos dos 300 anos da morte de Bernandino Ramazzini, na cidade de Pádua, na Itália, aos 81 anos de vida. Foi médico de grande conhecimento nas áreas de medicina geral, clínica médica, epidemiologia, saúde pública, medicina do trabalho, meteorologia, filosofia, história, letras e poesia. Um sábio que se mantem atual hoje.

Na Medicina do Trabalho contribuiu ao sugerir que se incluísse na anamnese a pergunta “qual seu ofício?”. Também sistematizou o estudo de 52 ocupações no livro “De Morbis Artificum Diatriba”, traduzido para o português com o nome de “As Doenças dos Trabalhadores” pelo médico Dr. Raimundo Estrela, que foi membro e diretor da ABMT. No livro, que é a base conceitual da Medicina do Trabalho, correlaciona os riscos à saúde aos produtos químicos, poeira, metais, sedentarismo, clima e outros agentes.

Também foi precursor da Saúde Ambiental e do uso de um derivado do quinino no tratamento da Malária. Se graduou em Medicina em Parma e trabalhou como professor nas Universidades de Pádua e Módena. Ao longo da vida pronunciou 16 conferências, escreveu 42 trabalhos científicos.

Ramazzini é, portanto um padrão a ser seguido, devido a sua atualidade, visão sistêmica, contribuição científica, organização do raciocínio e da prática clínica.

Por todas essas razões, hoje enaltecemos a sua vida profícua, mesmo na data de sua morte, significando que para nós ele ainda está vivo em nossos corações e mentes.

Sabemos que os Médicos do Trabalho são continuidade de Ramazzini.