28/10/2014 - Por: Liliane Barbosa / Foto: Jurandir Badaró (SECOM)
Para evitar doenças como o AVC, é importante controlar a pressão arterial
A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “pressão alta”, é uma das principais causas das doenças cardiovasculares no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Macaé, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a doença está em quarto lugar no ranking das causas de internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos do Hospital Público de Macaé (HPM). O dia 29 de outubro é o Dia Mundial do AVC, que contabiliza como um dos principais causadores a chamada "pressão alta".
A Secretaria de Saúde informa que, em 2012, foram registradas 98 internações por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já em 2013, o número chegou a 101. Neste ano, de janeiro a agosto, são 90 internações no HPM e também no Hospital São João Batista. Do total ocorreram 49 óbitos - um percentual de 54%.
Fatores de risco e prevenção - Os principais riscos para o AVC são pressão alta, diabetes e colesterol alto. Para evitar o problema é recomendável a prática de atividades físicas regularmente, manter uma dieta saudável (com frutas, vegetais, uso de pouco sal, e consumo de álcool moderado) e evitar o hábito de fumar.
Alerta para principais sintomas - Entre os principais sintomas estão: paralisia (dificuldade ou incapacidade de movimentar algum lado do corpo); dor de cabeça muito forte e súbita, principalmente acompanhada de vômitos; fraqueza ou dormência no rosto, nos braços ou nas pernas, geralmente, afetando em um dos lados do corpo; perda súbita da fala ou dificuldade para enxergar em um ou nos dois olhos.
A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization-WSO) convoca a todos para uma ação imediata para enfrentar a epidemia de acidente vascular cerebral (AVC). A WSO defende uma abordagem global e contínua, da prevenção ao tratamento, envolvendo também a reabilitação e apoio a longo prazo. O AVC pode ser evitado, tratado e manejado a longo prazo.
É importante que as pessoas controlem a pressão arterial ao primeiro sintoma de mal estar. Para isso, o paciente pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.