02/01/2018 - Por: Bem Estar / G1

Se não deu para evitar o exagero na noite do reveillón, agora é a hora de minimizar os danos. Frutas, água e grande quantidade de antioxidantes ajudam a eliminar as toxinas acumuladas com o excesso do etanol no organismo.

“Quando ingerimos bebida alcóolica, o fígado tem enzimas metabolizadoras. Em excesso, o álcool não é totalmente metabolizado, produzindo o acetaldeído, que é o que causa a dor de cabeça e o mal-estar da ressaca”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho.

A quantidade de enzimas vai depender de pessoa para pessoa, mas as mulheres, em geral, possuem de 4 a 6 vezes menos enzimas que os homens, explica o especialista.

Assim, substâncias que neutralizam o efeito do acetaldeído e que ajudam na retirada dessas toxinas do organismo são muito bem-vindas na hora da ressaca.

O nutrólogo recomenda, assim, apostar no chá de boldo e nas frutas que aceleram a metabolização. "A frutose e o boldo vão ajudar a metabolizar o álcool", diz.

A nutricionista Lucyanna Kalluf aposta nos fitoquímicos, vegetais que trazem vários benefícios à saúde e são conhecidos como superfoods. "Mesmo comendo comida de verdade e mantendo uma alimentação saudável, ingerimos pouco desses alimentos maravilhosos. Vale caprichar nesses alimentos que podem nos proteger", diz.