04/10/2017 - Por: ASCOM Policlínica

Bernardino Rammazini, precusor da medicina do trabalho

Os médicos do trabalho em todo o mundo celebram, nesta quarta-feira, uma data especial para a especialidade. Trata-se do Dia da Medicina do Trabalho, comemorado no dia 4 de outubro em homenagem ao nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) considerado o precursor da especialidade. Há mais de 300 anos, Rammazini começou a pavimentar rumos que seguimos até hoje: o estabelecido de ligações entre determinadas ocupações e as enfermidades sofridas pelas profissionais que as praticavam.

A partir desses estudos, o então professor da Universidade de Pádua, na Itália, publicou a obra De Morbis Artificum Diatriba (As Doenças dos Trabalhadores, em português), na qual relacionava riscos associados a 52 ocupações. A pesquisa listava danos causados por agentes químicos, físicos, biológicos, entre outros.

Os critérios de classificação empírica elaborados por Ramazzini — que também se destacou por ser um dos primeiros a defender o uso do quinino para o tratamento da malária — serviram como base para a sistematização da Patologia do Trabalho, utilizada em diversos países.

Médico do trabalho é um especialista, que conhece a empresa, os riscos ocupacionais e se antecipa aos mesmos, orientando para a correção do ambiente e da organização do trabalho. É aquele que planeja, faz gestão, conhece de Higiene Ocupacional e Ergonomia. É o que possui relação com o contador, RH, jurídico da empresa. É o que não abre mão de sua autonomia profissional para beneficiar quem quer que seja.

Busca crescente
Recentemente, a Medicina do Trabalho foi apontada como a 6ª área mais recorrente entre os médicos especialistas. A "Pesquisa Demografia Médica no Brasil", realizada em 2013 pelo CFM, contabilizou 12.756 Médicos do Trabalho, número superior a especialidades como Dermatologia e Cardiologia. Segundo Dr. Zuher Handar, ex-presidente da ANAMT, o mercado vai precisar cada vez mais deste profissional.

Valorizar e respeitar o médico do trabalho é respeitar o trabalhador, gerar produtividade e manter a integridade do nome da empresa, obtendo assim meios de se defender contra ações administrativas previdenciárias e também ações judiciais trabalhistas, visto que a Justiça do Trabalho existe como força do Estado Brasileiro para cumprir a Constituição Federal e a Lei ao defender a dignidade do trabalhador no Brasil. Por isso, esta honrada instituição está cada vez mais presente e importante na vida de todos os brasileiros.

Para a Policlínica Serviços Médicos de Macaé, pioneira no exercício da medicina do trabalho em nosso município e região, a data consolida a missão de se promover medicina do trabalho com seriedade. A celebração vem de encontro ao anseio de evidenciar a atuação da categoria e sua responsabilidade na manutenção de condições ideais de trabalho, em tempos adversos onde é necessária a valorização do maior patrimônio de uma empresa: o trabalhador.