09/05/2017 - Por: SECOM Macaé e G1

O décimo segundo caso de febre amarela foi confirmado no Estado do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (8) em um boletim da Secretaria de Estado de Saúde e em nota oficial pela Prefeitura de Macaé.

De acordo com a nota, a Prefeitura informa que a vítima, que tem 42 anos e é moradora da localidade Cachoeiros de Macaé (limite com Casimiro de Abreu), já encontra-se curada, em casa e passa bem. Ela visitou a Cachoeira Pai João, em Casimiro, uma semana antes de apresentar os sintomas da doença. No dia 9 de abril, a paciente deu entrada no Hospital de Casimiro e de lá foi transferida para o Hospital Público Municipal (HPM) no mesmo dia. Já no dia 10 de abril, a paciente foi encaminhada para o Hospital São Sebastião, no Rio de Janeiro - unidade referência em tratamento da doença no estado, de onde teve alta no dia 18 de abril.

O município inicia hoje nova estratégia de imunização na região serrana, incluindo no público-alvo os idosos. A cidade já vacinou, até o momento, cerca de 175 mil pessoas.

A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos (Haemagogus e Sabethes) que vivem nas matas e na beira dos rios, porém, o vírus é igual ao da febre amarela urbana, com os mesmos sintomas e evolução da doença.