28/04/2017 - Por: ASCOM e ANAMT

Instituído oficialmente em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado internacionalmente nesta sexta-feira (28), nasceu como um movimento em memória das vítimas dos acidentes e doenças do trabalho, a partir de uma tragédia que marcou esse mesmo dia no ano de 1969, quando a explosão de uma mina nos Estados Unidos ocasionou a morte de 78 trabalhadores. O que era um dia de luto pela morte, tornou-se um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho decente, mais seguro e saudável.

Como pioneira nas atividades de Medicina do Trabalho, a Policlínica Serviços Médicos de Macaé, de mãos dadas com as entidades que regulam sobre esta causa e com as empresas, reitera neste dia a relevância do papel do Médico do Trabalho nas discussões acerca da saúde e segurança da população. Entre 2012 e 2016, os trabalhadores brasileiros perderam mais de 250 milhões de dias de trabalho devido a acidentes e doenças ocupacionais, enquanto cerca de R$ 20 bilhões foram gastos com benefícios acidentários.

Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, lançado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasília nesta semana. A ferramenta foi desenvolvida pelo Smart Lab de Trabalho Decente do MPT e da OIT, com a colaboração científica da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Ela facilita com detalhamento inédito o acesso a estatísticas que antes se encontravam perdidas em bancos de dados governamentais ou em anuários pouco inteligíveis, o que dificultava a pesquisa sobre o assunto e a sua compreensão.

Entre os dados apresentados, destacam-se indicadores de frequência de acidentes de trabalho, número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados, dias de trabalho perdidos, mortes acidentárias, localização dos acidentes e afastamentos, ramos de atividade econômica envolvidos, perfis das vítimas e descrições da Classificação Internacional de Doenças.

A Policlínica Serviços Médicos de Macaé apoia a iniciativa e destaca a importância de se subsidiar o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, bem como informar o combate a irregularidades no meio ambiente do trabalho em todo o Brasil, colaborando incansavelmente ao longo destes 37 anos para cuidar do maior patrimônio de uma empresa - a saúde e o bem-estar do trabalhador.