04/04/2017 - Por: Genimarta Oliveira (SECOM)

Polo de Oncologia fica localizado no Centro da cidade (Foto: Bruno Campos)

Com o objetivo de oferecer atendimento humanizado e de qualidade, a Rede de Assistência Oncológica em Macaé foi reformulada e, com isso, os pacientes contam com duas opções de locais para tratamento: o Polo Municipal de Oncologia e o Hospital São João Batista. Em 2016 foram registrados no Polo de Oncologia, 453 casos de câncer em tratamento. A maior incidência registrada apresentou o câncer de próstata com maior número: 63 casos. Em segundo lugar, o câncer de mama, com 50 casos e, em terceiro, o de útero, com 29 registros.

A coordenadora do Polo de Oncologia, Ana Terra, ressalta que houve uma queda no número de casos de câncer de mama e próstata em 2016 se comparado com 2014. Houve queda de 26% no de próstata e 45% no de mama.

No ano passado, foram registrados 19.555 atendimentos entre regulação, médico, fisioterapia, psicologia, nutrição, ostomia e serviço social. Ainda em 2016, 199 pacientes de radioterapia foram encaminhados para Campos, nas unidades do Álvaro Alvim ou Onco Beda. Em 2017, somam-se 31 encaminhamentos para estes locais.

Ela lembra que, para agilizar o diagnóstico de algum problema na próstata e tratamento imediato, o município oferece o exame de biopsia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra.

Oncologia
O Polo de Oncologia está localizado na Rua Visconde de Quissamã, 674 e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médicos (oncologista, dermatologista, urologista, clínico geral), fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social.

A coordenadora do serviço explica o atendimento prestado no local. "Assim que a pessoa é diagnosticada com câncer, ela deve procurar o Núcleo de Oncologia, onde é feita a triagem para saber se o tratamento será feito no município ou em outra cidade, neste último caso ele é inserido no Sistema Estadual de Regulação, de acordo com a necessidade do paciente", frisou.

Para dar mais agilidade ao atendimento, o Polo funciona ainda com a regulação de oncologia, com autorização de exames. "O paciente com câncer hoje, sai do médico com o pedido de exame e imediatamente é autorizado na unidade para marcação e realização. Já o serviço de quimioterapia é feito no Hospital São João Batista", contou Ana Terra.

Atualmente, o município atende os pacientes com câncer de mama, útero, pulmão, reto, estômago, ovário, vesícula, sigmoide, vagina, ânus, intestino, testículo, próstata, pênis, rins e pâncreas com tratamento cirúrgico e quimioterápico. Ana Terra ressalta que mesmo os pacientes que são encaminhados para outras cidades recebem atendimento na unidade.

Acolhimento
A cada 15 dias, a equipe de psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social realiza o grupo de acolhimento com os novos pacientes que depois seguem com atendimento individual. Os familiares dos pacientes também recebem assistência da equipe multiprofissional, principalmente da psicologia.

Outro atendimento é a Roda de Conversa, que acontece toda última quinta-feira de cada mês, em que um profissional é convidado para esclarecer as principais dúvidas dos pacientes e familiares. O atendimento aos pacientes é realizado de acordo com o seguinte cronograma: oncologista (segunda-feira), dermatologista (terça-feira), urologista e clínico geral (quarta-feira), clínico geral (quinta-feira) e dermatologista (sexta-feira).