16/03/2017 - Por: Julie Silveira - SECOM

Vinte mil doses de vacina foram disponibilizadas para Macaé

A partir desta quinta-feira (16), a campanha de imunização preventiva contra a febre amarela em Macaé ganha reforço. As doses estarão disponíveis para toda a população nas unidades de atendimento 24 horas, a saber: Prontos Socorros do Aeroporto e Imbetiba e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e Lagomar. Com a confirmação dos dois primeiros casos da doença no Estado do Rio, a Secretaria Estadual de Saúde intensificará, como medida imediata, a vacinação em 24 município estratégicos, entre eles, Macaé. As pessoas que já estavam agendadas na Casa da Vacina permanecem com o atendimento para o dia marcado. Não haverá novos agendamentos. Para acelerar o processo de imunização, também a partir desta quinta-feira (16), será realizada vacinação no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

"No Posto de Saúde Jorge Caldas serão aplicadas 200 doses de vacina por dia, sendo 100 na parte da manhã e a outra metade à tarde, entre a faixa horária das 8h às 16h. O atendimento é realizado com distribuição de senhas que serão entregues antes de cada período" - pontua a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, acrescentando que não há necessidade de correria aos postos de saúde, pois o município receberá doses suficientes para atender à demanda de toda a população.

Vacinação
Devem ser vacinados indivíduos com faixa etária entre nove meses a 60 anos. A vacina não é recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco. A vacinação também é contraindicada para pessoas com câncer, HIV positivo, que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticoide. Quem já tomou duas doses da vacina está imunizado pelo resto da vida.

Região Serrana
Desde segunda-feira (13), a região serrana de Macaé foi a primeira área contemplada com a vacinação. A medida preventiva marcou o início da tática de vacinação em todo o município. A ideia é criar uma faixa de bloqueio devido à proximidade com a Mata Atlântica.