17/02/2017 - Por: Bem Estar / G1

Casos confirmados de febre amarela desde 27 de janeiro (Arte: G1)

O Ministério da Saúde confirmou 253 casos de febre amarela em novo boletim nesta quinta-feira (16). Destes, 216 ocorreram em Minas Gerais, cerca de 85% do total. Desde o início do surto, os órgãos de saúde receberam 1.246 notificações e ainda investigam 885 delas. Além de Minas Gerais. os estados do Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Tocantis e Rio Grande do Norte apresentaram notificações sob análise do ministério. O país teve 88 mortes confirmadas em 61 municípios brasileiros, sendo 76 casos só em Minas Gerais.


O vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas ruais, silvestres e de mata, transmitido pelos mosquidos Haemagogus e Sabethes. Pessoas que morem nestas regiões ou que devem viajar nos próximos meses devem receber uma dose da vacina 10 dias antes de chegar ao local.

VACINAÇÃO
Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificado casos. No total, 12,7 milhões de doses extras foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (5,5 milhões), São Paulo (2,75 milhões), Espírito Santo (2,5 milhões), Rio de Janeiro (1,05 milhão) e Bahia (900 mil). O quantitativo é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados.

A vacinação de rotina é ofertada em 19 estados do país com recomendação para imunização. Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro, oeste da Bahia e algumas cidades de São Paulo. Não há necessidade de corrida aos postos de saúde, já que há doses suficientes para atender as regiões com recomendação de vacinação.