02/02/2017 - Por: SECOM

Vacinação em Macaé priorizará quem comprovar viagem para áreas de risco

A partir desta quinta-feira (2), para fazer o agendamento da vacina contra febre amarela, será necessária a apresentação do comprovante da viagem para as áreas de recomendação de vacinação, conforme as orientações do Ministério da Saúde. A comprovação pode ser feita por meio de passagem, ticket de hospedagem em hotel ou comprovante da residência do local de destino.

A vacinação segue as determinações da Secretaria Estadual de Saúde que, neste momento, descarta a vacinação em massa da população. Devem buscar os postos de saúde as pessoas que estiverem com viagens programadas para áreas consideradas de risco da doença.

"Não há qualquer recomendação para vacinação no restante do Estado do Rio de Janeiro, até o momento, uma vez que não há evidências de circulação do vírus que transmite a febre amarela – nem em humanos, nem em animais", destaca a Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, acrescentando que a vacina deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.

A vacina não é recomendada para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos; nesse último caso, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação. A vacinação também é contraindicada para pessoas com câncer, HIV positivo, que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticoides.

Serviço:
A Casa da Vacina em Macaé fica localizada à Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.
Atendimento: De segunda à quinta-feira, das 8h às 17h.
A vacinação é realizada de terça à quinta-feira, com 30 doses pela manhã e 30 à tarde, enquanto durar o estoque da remessa encaminhada este mês pela Secretaria Estadual de Saúde.