24/01/2017 - Por: Portal Brasil / SECOM Macaé

Desde que os casos de febre amarela começaram a aumentar em Minas Gerais, a preocupação com a doença e a procura por vacinas cresceram. Pelo menos oito mortes por febre amarela foram confirmadas no estado. O último boletim epidemiológico sobre febre amarela em Minas contabilizava 184 casos notificados da doença, sendo 37 casos prováveis, além de 53 óbitos suspeitos, sendo 22 óbitos prováveis por febre amarela.

Em todo o ano de 2016, apenas sete casos da doença foram confirmados em Goiás, São Paulo e Amazonas. Cinco deles levaram à morte os pacientes, segundo o Ministério da Saúde. Para quem vai viajar para áreas com risco de febre amarela, a recomendação é vacinar-se pelo menos com dez dias de antecedência.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Em Macaé, a Prefeitura informa através de seu portal que o agendamento para a vacinação está, temporariamente, suspenso. O município iniciou, nesta segunda-feira (23), o agendamento da vacinação a fim de oferecer mais conforto, evitando longo tempo nas filas por quem procura pela imunização, destinada às pessoas que vão viajar para as áreas de risco. No entanto, apenas nas primeiras horas do dia, todas as doses disponíveis em estoque foram reservadas com os agendamentos realizados até o dia 2 de fevereiro.

Por não fazer parte do mapa de risco da doença, Macaé não foi contemplada com doses extras da vacina. A Secretaria de Saúde informa ainda que não será realizado cadastro para vacinação e que o agendamento será retomado assim que o município receber as doses da cota mensal que são encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

No Estado do Rio de Janeiro, apenas os 14 municípios fluminenses que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, tiveram o nível de vigilância a pacientes com sintomas característicos da febre amarela elevado pelo Governo do Estado, sendo: Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Cantagalo, Carmo, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e norte de Campos dos Goytacazes.