23/09/2015 - Por: Fundacentro

Teve início ontem (22) e vai até o dia 25, a reunião da Comissão Nacional do Benzeno que será realizada na sede da Fundacentro e na plataforma de Mexilhão, localizada em Caraguatatuba/SP. O objetivo da reunião é verificar as pendências referentes ao Acordo do Benzeno e a inclusão do indicador biológico da exposição ocupacional ao benzeno em nova Portaria, em substituição a Portaria 34, de 20 de dezembro de 2001.

O benzeno, 5º produto químico orgânico mais produzido no mundo é considerado cancerígeno e tem sido foco de debates, audiências públicas e campanhas voltadas aos frentistas e petroleiros.



Arline Arcuri, pesquisadora da Fundacentro coloca que um dos maiores entraves para o cumprimento do Acordo tem sido o não reconhecimento de muitas empresas sobre o risco de exposição ocupacional ao produto. De acordo com a pesquisadora, não há limites de tolerância para o uso do benzeno e a forma organizada com que o patronato lida com a questão, dificulta avançar nas discussões sobre a saúde do trabalhador.

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, Arline Arcuri e Patricia Moura Dias também da Fundacentro estarão na SINDIPETRO/RJ para ministrar curso para os trabalhadores.

Nesta mesma semana (21 a 25/9), está acontecendo no Rio de Janeiro a campanha para prevenção de acidentes em postos de combustíveis da capital, nas cidades da Baixada Fluminense, no Norte e no Sul do estado e na Região Metropolitana. No estado do Rio de Janeiro, a Lei 6964 de 16 de janeiro de 2015, proíbe os postos de gasolina a continuarem o abastecimento de combustível em veículos após o acionamento da trava de segurança da bomba de abastecimento. De acordo com Arcuri, o ideal é que o trabalhador, no momento de abastecer o veículo, fique distante dos vapores emanados pela gasolina, minimizando a exposição.

A campanha é uma iniciativa do SINPOSPETRO, com o apoio da Fundacentro, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho.

Durante a campanha, haverá um debate sobre a NR-20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) que irá tratar temas voltados à aposentadoria especial e o trabalho da mulher durante o período de gestação e amamentação.