02/07/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

Vários estudos já demostraram associações entre a atividade física e a redução na mortalidade cardiovascular e por câncer. De acordo com um estudo canadense, aumentar os exercícios e diminuir a gordura corporal pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. Os pesquisadores do Alberta Cancer Foundation descobriram que as mulheres na pós-menopausa que se exercitaram pelo menos 300 minutos por semana tiveram uma redução maior de gordura corporal em comparação com aquelas que se exercitaram a metade do tempo. Essa redução pode ser fundamental na diminuição do risco de câncer de mama.

As associações médicas de saúde pública recomendam pelo menos 150 minutos por semana de exercício em intensidade moderada, ou 60 a 75 minutos por semana em intensidade vigorosa. Isso equivale a cerca de 30 minutos por dia, cinco dias por semana. Mas, de acordo com alguns estudos, uma maior duração do exercício pode estar associada a um menor risco de câncer de mama. Embora 30 minutos na maioria dos dias seja bom, 60 minutos podem ser ainda melhores.

Mais de 100 estudos também apoiam a ideia de que a perda de gordura é um fator importante na redução do risco de câncer de mama na pós-menopausa. Além disso, a circunferência da cintura e do quadril também foram associadas a outros problemas de saúde.

Mas a gente sabe como é difícil começar a se exercitar. E se você se sente pressionado a começar a fazer alguma atividade física, pode ter certeza de que não está sozinho. Construir uma rotina leva tempo. Por isso, a dica é incorporar os exercícios à sua rotina semanal aos poucos. Tente começar com uma quantidade que você sabe que vai conseguir fazer. Dia após dia, vá fazendo um pouco mais. O exercício aeróbico ajuda a melhorar a função tanto do coração, quanto dos pulmões. Caminhar, nadar, correr, andar de bicicleta e dançar são alguns exemplos de exercícios.

Além disso, com os exercícios aeróbicos você vai reduzir o colesterol e a pressão arterial, aumentar a resistência muscular, diminuir a frequência cardíaca em repouso, perder peso, aliviar o estresse e dormir melhor.

Mas não se esqueça de falar com seu médico antes de começar qualquer programa de exercícios. Combinado?