29/06/2021 - Por: Agência Brasil

Combater doenças físicas e mentais; e melhorar a qualidade de vida. A prática regular de exercícios físicos é uma importante aliada nessa missão. Para ajudar quem não sabe por onde começar, o Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira, o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

A ciência já provou que atividades físicas previnem doenças crônicas, como câncer, diabetes, cardiopatia e eventos de acidente vascular cerebral; além de diminuir a mortalidade por todas as causas.

Para se ter uma ideia, o Ministério da Saúde estima que a falta de atividades físicas é responsável por 15% das internações no SUS.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, mencionou a importância de praticar exercícios, mesmo no contexto da pandemia de covid-19, de forma responsável e em ambientes seguros. O secretário lembrou que, em meio à pandemia, os espaços ao ar livre são grandes aliados para os exercícios.

E é tomando todos os cuidados que o servidor público, Antônio Luiz Azevedo, de 52 anos, garante a saúde física e mental nesse período. Diariamente, ele faz musculação e corre cerca de três vezes por semana, até 12 quilômetros. Testemunha dos benefícios da atividade física, ele recomenda que vire hábito de todo o mundo.

Durante o lançamento do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, a presidente da Organização Pan-Americana da Saúde, Socorro Gross, mencionou que as pessoas mais obesas do mundo estão concentradas nas Américas. A cada  dez pessoas, quatro estão acima do peso.

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira, desenvolvido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, foi elaborada em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, com cerca de 70 pesquisadores, além de técnicos do Ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde.

Exemplares impressos do guia serão distribuídos às Secretarias de Saúde de todo o país. O arquivo para download pode ser acessado no site do Ministério da Saúde, disponível em outros idiomas e acessível para pessoas surdas, em audiobook e cegas, na versão em braile.

Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde